Rede Jesuíta de Educação promove 1ª ONU Intercolegial

Cerca de 160 alunos do Ensino Médio participaram do evento no RJ

Entre os dias 11 e 14 de setembro, a Rede Jesuíta de Educação realizou a 1ª edição da ONU Intercolegial da RJE. Realizado no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), a simulação reuniu cerca de 160 alunos do Ensino Médio, de 13 colégios jesuítas, e foi um exercício de cidadania, associado ao desenvolvimento de habilidades requeridas no estudo, no trabalho e na vida pessoal.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação do irmão Raimundo Barros, presidente da Rede Jesuíta de Educação, do padre Ponciano Petri, diretor-geral do Colégio Santo Inácio, de Ana Loureiro, diretora acadêmica do Colégio Santo Inácio, e dos ex-alunos Ana Flávia Peterlini, que desempenhou o papel de secretária-geral, e Leonardo Carneiro, que assumiu a função de subsecretário da ONU Intercolegial.

“O mundo precisa de vocês de uma forma muito especial, pois precisa de gente capaz de cuidar de si, dos outros e da casa comum”

Ir. Raimundo Barros, presidente da RJE

Na ocasião, irmão Raimundo falou sobre a importância da participação dos jovens no evento. “O mundo precisa de vocês de uma forma muito especial, pois precisa de gente capaz de cuidar de si, dos outros e da casa comum. Precisa de homens e mulheres que se preocupem com o bem comum e com as possibilidades da globalização da solidariedade. Mas é preciso muita atenção para não cair na superficialidade das análises e para não reforçar barreiras sociais, religiosas, culturais, econômicas, raciais e tantas outras que, infelizmente, estão nas sociedades atuais. Além do cuidado com as barreiras, precisamos ficar atentos com as polarizações, elas são muito perigosas e apresentam a nossa incapacidade de diálogo”, afirmou.

Além das discussões sobre temas atuais, como a perseguição do povo Rohingya em Mianmar, a crise na Venezuela, a guerra da Síria e o terrorismo e controle de fronteiras, também esteve em análise pelos estudantes a Guerra dos Seis Dias (1967). Toda a cobertura jornalística do evento foi veiculada em um jornal impresso diário, desenvolvido pelos alunos do Comitê de Imprensa.

Participaram do encontro alunos dos colégios: Anchieta (RS), Diocesano (PI), Santo Afonso Rodriguez (PI), Loyola (MG), Jesuítas (MG), Catarinense (SC), Medianeira (PR), Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (MG), Anchieta (RJ), Antônio Vieira (BA), São Luís (SP), São Francisco Xavier (SP) e Santo Inácio (RJ).

Fonte: Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro/RJ)