A espiritualidade no cotidiano é tema de workshop na Unicap

Evento fez parte da Semana Inaciana promovida entre os dias 21 e 23 de agosto

A espiritualidade como prática recorrente foi o ponto de partida das discussões do workshop que fez parte da Semana Inaciana da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), realizada entre os dias 21 e 23 de agosto. O facilitador foi o estudante jesuíta João Elton de Jesus.

No evento, foram promovidos debates, dinâmicas de grupo e rodas de conversa que abordaram a relação entre religião e espiritualidade. Além disso, os participantes refletiram sobre as dificuldades na relação com Deus, com o outro e consigo mesmo. “É por isso que a espiritualidade é um caminho. A gente vai aprendendo e vai se trabalhando nesse processo”, ressaltou João Elton.

Em outro momento da aula, o estudante explicou também que um dos desafios de exercer a espiritualidade é vivenciá-la no dia a dia por meio do amor. “O amor é uma ação, um gesto que somos chamados a fazer todos os dias da melhor forma que pudermos. Cada um tem seu jeito”, afirmou.

A aluna de Licenciatura em Física, Brenda Barros Alves da Silva, busca vivenciar essa espiritualidade cotidiana por meio do projeto de Voluntariado Universitário da Unicap (VOU!). Atualmente no 4º período, ela se mostrou bem motivada durante o workshop.

“É importante pensar nessas questões de como você vai lidar com a vida, como a espiritualidade é importante para lidar com os outros e até mesmo a forma de você estudar. Quando temos uma certa espiritualidade,  entender que aquilo não é fim do mundo e que precisamos ter calma para fazer as coisa fluírem”, disse Brenda.

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)