18º volume da coleção História das Casas é lançado

Livro resgata história da Paróquia Santo Inácio dos Conventos no RS

O padre Inácio Spohr lançou o 18º volume da coleção História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no Sul do Brasil. Lançado pela Editora Padre Reus, esta edição tem como pano de fundo a Paróquia Santo Inácio dos Conventos, em Lajeado (RS). A obra relembra o período de 1860 a 1928, no qual os jesuítas marcaram presença com entusiasmo e protagonismo no desenvolvimento da região do Vale do Taquari.

Ao longo das mais de 200 páginas, a publicação apresenta relatos de diversas dificuldades inerentes à época, como reveses climáticos e surtos que afligiam grande parte da população, assim como retratos de períodos históricos, como a guerra civil no Rio Grande do Sul e a deflagração da 1ª Guerra Mundial, que acarretou na proibição do idioma alemão em locais públicos.

O lançamento da obra aconteceu em julho, em meio às celebrações do fundador da Companhia de Jesus: Santo Inácio de Loyola. O evento contou com bom público. Entre os presentes estavam os padres Antônio Puhl e Antônio Zéno Graef, respectivamente párocos de Lajeado e de Santa Clara do Sul, as religiosas representantes da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, o escritor lajeadense José Alfredo Schierholt, além de jornalistas da região.

Na oportunidade padre Inácio Spohr destacou fatos históricos ligados não apenas à Paróquia, mas também ao contexto histórico da região do Vale do Taquari, que despertaram a atenção do público presente. “O período jesuítico diz respeito aos primeiros 50 anos de existência da Paróquia. Essa caminhada, em meio à colonização da cidade, mostrou a dedicação dos padres missionários e os desafios que enfrentaram junto aos colonos, bem como a guerra federalista, a construção das capelas, escolas e igrejas, entre outros”, ressaltou.

Logo após a sessão de autógrafos, o jesuíta foi convidado pelo pároco a concelebrar a missa, realizada no primeiro dia do tríduo em preparação à Festa de Santo Inácio. “Pe. Antônio Puhl e eu fizemos a celebração, que teve como tema a vida de Santo Inácio. O pároco gostou muito do livro e chegou a ler um trecho em meio à missa”, disse.

SOBRE A COLEÇÃO

Lançada em meio às comemorações pelo bicentenário de restauração da Companhia de Jesus (1814-2014), a coleção História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no Sul do Brasil traz um relato detalhado de memórias das obras jesuíticas na região.

Para tal aprofundamento, padre Inácio realizou um minucioso levantamento da história de paróquias, colégios e seminários, por meio dos mais diversos documentos – diários, correspondências, fotos, história domus (história da casa), recortes de jornais e catálogos da antiga Província do Brasil Meridional, produzindo um relato cronológico desses locais.

SERVIÇO

A coleção História das Casas está à venda na Livraria Padre Reus, em Porto Alegre (RS). Caso seja de outra região, mas tenha interesse nos livros, entre em contato por:

 

E-mail: livrariareus@livrariareus.com.br

Telefone: (51) 3566-5086

Facebook: Livraria Padre Reus

 

Fonte: Associação Antônio Vieira (ASAV)