Reitor da Unicap conclui mandato como presidente da FIUC

Padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira foi o primeiro brasileiro a exercer a função

Julho é conhecido como o mês de férias, mas para o reitor da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco Católica) o período foi de muito trabalho. Padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira (foto) cumpriu uma agenda movimentada na Europa. O primeiro compromisso foi participar da fundação da Associação Internacional das Universidades Jesuítas – IAJU. O evento aconteceu na Universidade de Deusto, em Bilbao (Espanha). Na sequência, ele foi até a Irlanda, na cidade de Maynooth, onde transmitiu o cargo de presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC) para a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil.

Padre Pedro foi eleito em 2012 (em São Paulo) e reeleito em 2015 (em Melbourne). Ele foi o primeiro brasileiro a exercer a função. Como sinal de reconhecimento pelo trabalho na FIUC, o jesuíta foi condecorado com a medalha Ex-Corde Ecclesiae, a mais alta comenda da FIUC que já foi outorgada a própria Universidade Católica de Pernambuco.

A transmissão de cargo aconteceu durante a Assembleia da FIUC, que reuniu 150 participantes. No evento, padre Pedro Rubens fez um balanço de seus dois mandatos. “Foi um grande aprendizado para mim e a minha maior missão foi fazer uma transição para prepará-la para o Século 21”, disse o jesuíta lembrando que a FIUC tem 94 anos. Ele explicou também que um dos focos da gestão foi o de elaborar um planejamento estratégico para a instituição “o mais participativo possível”.

Nos últimos seis anos, a FIUC registrou aumento no número de universidades participantes da rede, passou de 205 para 238 instituições associadas. “A última associada foi a Universidade Centro Americana, da Nicarágua. Dediquei a medalha a ela porque é a universidade que está sofrendo ao defender os estudantes dentro de um contexto de oposição ao governo ditatorial do país. O reitor está ameaçado de morte e mesmo nessa situação, eles pediram para se refiliar à FIUC, reconhecendo o valor de fazer parte de uma rede internacional”, disse o jesuíta ressaltando que o tema da Assembleia foi Responsabilidade Social e Solidariedade. Os participantes fizeram um minuto do silêncio seguido de uma salva de palmas em solidariedade ao país centro-americano.

OUTROS COMPROMISSOS

Ainda no mês de julho, padre Pedro Rubens participou da cerimônia de ordenação episcopal de dom Tolentino Calaça de Mendonça. O professor visitante da Unicap foi nomeado pelo Papa Francisco como Bibliotecário e Arquivista do Vaticano.

Outro compromisso do jesuíta foi no Instituto Católico de Artes e Ofícios (Icam, sigla em francês), escola de engenharia que firmou parceria com a Unicap em 2017. Padre Pedro esteve reunido, em Paris (França), com o diretor geral do ICAM, Jean Michel Viot, e com o assessor Olivier Bourblanc. No encontro, eles conversaram sobre as próximas etapas do convênio entre as instituições.

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)