Rede Jesuíta de Educação lança livro na Bienal de SP

Obra é resultado do 2º Concurso de Redação e Arte da RJE

A Rede Jesuíta de Educação (RJE), formada por 17 colégios e escolas no Brasil, em parceria com a Edições Loyola, lançou o livro Cultivar e Guardar a Criação, resultado do 2º Concurso de Redação e Arte da RJE. O evento de lançamento aconteceu no dia 9 de agosto, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Os estudantes da RJE foram representados pelos alunos do Colégio São Francisco Xavier.

À luz do tema Cultivar e Guardar a Criação, lema da Campanha da Fraternidade de 2017, os estudantes do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental de toda a RJE foram provocados a refletir e sistematizar, em produções textuais e artísticas, os sonhos e compromissos com a Casa Comum.

Na primeira etapa do concurso (seleção interna), foram apresentados 260 trabalhos dos 13 colégios da RJE. Esses materiais foram encaminhados para a segunda fase (seleção externa), em que 143 produções seguiram para a etapa de votação aberta. As 66 produções vencedoras estão presentes no livro. Na Bienal, os estudantes do Colégio São Francisco Xavier, Laura Martins dos Santos, Camilly Breitbach Ishida e Mathias Barbosa Câmara Quirino, representaram os estudantes da RJE.

3º CONCURSO DE REDAÇÃO E ARTE

A Rede Jesuíta de Educação já deu início ao 3º Concurso de Redação e Arte. Nessa edição, a proposta é aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade 2018: Fraternidade e Superação da Violência. O concurso é destinado a estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental das unidades de ensino que compõem a RJE. Esta edição traz como novidade a possibilidade de concorrer com fotografias.

“Com esse concurso, os estudantes desenvolvem habilidades e podem mostrar sua criatividade nas produções”, ressalta a coordenadora pedagógica do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Diocesano, Lílian Fabiana. Os estudantes do 7º ano participam com produções artísticas. Já alunos do 8º ano concorrem com produções textuais e os do 9º ano produzem fotografias.

As obras artísticas, fotográficas e textuais já estão sendo produzidas. Entre os dias 3 de setembro e 31 de outubro, estudantes e profissionais da RJE poderão votar nos melhores trabalhos via plataforma Moodle. O resultado final será divulgado até o dia 15 de novembro e o livro com as melhores produções será publicado no início do ano letivo de 2019.

 

Fontes: Colégio São Francisco Xavier (São Paulo/SP) e Colégio Diocesano (Teresina/PI)