Jovens contam sobre experiência de voluntariado pelo Brasil


“O ardor de ser sempre mais para os demais é o que mais fica da experiência”, conta Cleudo Salustiano, um dos participantes do Ciclo de Voluntariado Jovem e Inserção Sociocultural, de média duração, do Programa MAGIS Brasil. O jovem compartilhou esse sentimento durante o encontro de encerramento da experiência, que aconteceu entre os dias 23 e 27 de julho, no Centro MAGIS Amazônia, em Belém (PA).

O momento de convivência reuniu os quatro participantes da última edição do Ciclo de Voluntariado Jovem e Inserção Sociocultural. No encontro, os jovens rezaram e partilharam as histórias e os sentimento vividos nos últimos seis meses, nas diferentes realidades do País, onde a experiência foi realizada.

Cleudo, de Labréa (AM), e Bárbara Apolinário, de São Paulo (SP), realizaram o voluntariado em Fortaleza (CE), no Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), onde se dedicaram ao trabalho junto à Pastoral do Povo em Situação de Rua. Para Bárbara, a inquietude de promover mudanças diante de uma sociedade injusta e desigual a fez perceber a relevância de seu serviço como voluntária do Programa MAGIS.

Isabel Perez, que tem dupla nacionalidade (brasileira e colombiana), vivenciou sua experiência em Boa vista (RR), onde atuou junto ao Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR). A jovem partilhou que a experiência de trabalhar com a questão migratória foi desafiadora. “O que me marcou muito foi a humildade das pessoas com as quais convivi nesse tempo, contrapondo a postura da maioria, que almeja tantas coisas grandes, os migrantes só desejam o mínimo para sobreviver”.

“[…] foram meses de transformação e mudança no meu projeto de vida”

Mônica Cordeiro, de Russas (CE)

Na capital paraense, a jovem Mônica Cordeiro, de Russas (CE), foi acolhida pelo Centro MAGIS Amazônia. Na cidade, seu trabalho consistiu na realização de ações junto ao Centro Alternativo de Cultura (CAC), obra da Companhia de Jesus que atua na área de Educação Popular. A jovem Mônica partilhou que “foi um tempo de perceber e contemplar Jesus menino nas crianças das comunidades carentes de Belém, foram meses de transformação e mudança no meu projeto de vida”.

SER MAIS PARA OS DEMAIS

O Voluntariado MAGIS oferece aos jovens experiências transformadoras, marcadas pelo desafio de ir ao encontro do outro e de abraçar a “Igreja em saída”, acolhedora, com o rosto jovem e disponível para em tudo amar e servir.

O próximo ciclo do Voluntariado Jovem de média duração terá início ainda em agosto e acontecerá em Boa Vista (RR), Belém (PA) e Fortaleza (CE). Se você deseja participar desta experiência fique atento às inscrições para 2019, que estarão abertas em breve. Saiba mais em: magisbrasil.com

 

Fonte: Centro MAGIS Inaciano da Juventude (Fortaleza/CE)