Instituto Humanitas Unicap promove formação sobre economia solidária

Entre os meses de agosto e setembro serão realizadas palestras sobre o tema

Entre agosto e setembro, o projeto Articulando Redes Internas, Fortalecendo Redes Externas promoverá formação sobre economia solidária. A iniciativa, promovida pelo IHU Unicap (Instituto Humanitas) e pelo OLMA (Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida), incentiva à formação de empreendimentos ligados ao ESCOFES (Espaço de Comercialização e Formação da Economia Solidária) e outros empreendimentos de Pernambuco.

Segundo o secretário executivo do OLMA, Luiz Felipe Lacerda, o objetivo da iniciativa é “promover a convergência entre as diferentes instituições de nossas Redes, reunindo alguns de seus melhores especialistas na área da Economia Solidária e ofertando, assim, uma formação objetiva e contextualizada que faça diferença direta nas dinâmicas de geração de trabalho e renda destes coletivos laborais”, explica.

O projeto realizado pelo IHU Unicap e pelo OLMA é desenvolvido em parceria com a Incubadora de Economia Solidária do Centro de Cidadania e Ação Social de São Leopoldo (CCIAS) e pesquisadores do PPG em Ciências Sociais da Unisinos e do Centro de Ciências Sociais da Unicap.

Para o representante do Instituto Humanitas Unicap e responsável pelo ESCOFES, Carlos Vieira, este será um momento estratégico. “Vamos nos fortalecer enquanto espaço de comercialização e ampliar nossa estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário, fundamentada na organização coletiva dos empreendimentos. Será também uma grande oportunidade de ampliarmos os nossos horizontes, no combate às desigualdades do atual sistema e na construção e elaboração de outro modo de produzir, consumir, de pensar e, principalmente, de como agir com as pessoas e com nosso planeta”, afirma.

Sobre o ESCOFES

O ESCOFES (Espaço de Comercialização e Formação da Economia Solidária) funciona como um importante espaço de articulação entre a universidade e os empreendimentos de economia solidária no Estado de Pernambuco, dando maior visibilidade à produção dos empreendimentos solidários e estabelecendo relações saudáveis entre produtores e consumidores, procurando fortalecer a ideia de um consumo consciente e responsável dos produtos e serviços de origem solidária. No Espaço, há a participação de empreendimentos urbanos e rurais, que desenvolvem produções coletivas.

Inscrições gratuitas por meio do Instituto Humanitas Unicap:

Telefone: (81) 2119-4346 (Carlos/José Maria)

Fonte: Unicap (Recife/PE)