Universitários participam de voluntariado no Ceará

Iniciativa é resultado da parceria entre Unicap, MAGIS Brasil e Fé e Alegria

Em julho, as comunidades de Vazantes, distrito de Aracoiaba (CE), receberam jovens do projeto Voluntariado Universitário (VOU!), iniciativa resultado de uma parceria entre a Unicap, o Programa MAGIS Brasil e a Fundação Fé e Alegria. Nesta edição, alunos da Unicap e das universidades espanholas Comillas, Deusto e Ramon Llull, participaram da experiência.

O voluntariado teve início com uma pequena peregrinação de, aproximadamente, dois quilômetros até a Igreja São João Evangelista. “Foi um momento especial para que os voluntários pudessem literalmente ‘pisar na terra’ onde atuaram, durante parte de suas férias, ajudando e aprendendo com os demais”, destacou o estudante jesuíta João Elton de Jesus, coordenador do Voluntariado Universitário.

A acolhida, realizada na missa presidida pelo reitor da Unicap, padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, foi repleta de emoção. Na homilia, o jesuíta ressaltou que o trabalho voluntário é “uma experiência de liberdade, pois é uma doação livre sem esperar nada em troca; é também uma experiência de amor, que nasce do encontro com o outro, com o diferente; e também é uma experiência de serviço, em que não se trata de fazer coisas pelo outro, mas entrar numa relação com o outro e experimentar que é dando que se recebe”.

Além do intercâmbio cultural e de conhecimentos, os alunos participaram de oficinas de língua portuguesa, promovidas pelo professor do curso de Letras da Unicap, padre André Luís de Araújo. Ele desenvolveu atividades de autoconhecimento e projeto de vida. Os participantes iniciaram uma intervenção na Casa de Cultura de Vazantes e conheceram mais a comunidade, interagindo com as pessoas, conhecendo suas vidas e histórias.

“Depois de sentir e saborear a realidade de Vazantes e olhar para os seus próprios dons e habilidades, os voluntários planejaram as oficinas que ofereceram durante a experiência”, explicou João Elton. São elas: Criatividade (criação de brinquedos com materiais recicláveis e revitalização da praça do distrito); Esportes (os voluntários ensinaram às crianças esportes que não são comuns no Brasil, mas que são praticados na Espanha); Teatro (produção de um musical a partir das histórias de vida das próprias famílias de Vazantes); e Música&Dança (alunos ajudaram as crianças a produzir uma canção e criar uma coreografia que foi filmada em formato de videoclipe).

“Além de promover as oficinas, os voluntários também aprenderam com a comunidade. Durante as semanas, brasileiros e espanhóis receberam aulas de maracatu ministradas pelos alunos e professores de Fé e Alegria. Isso é importante pois mostra que todos podem aprender e ensinar, basta estar aberto e colocar a serviço os seus conhecimentos e habilidades”, destacou João Elton.

No final da experiência, em 28 de julho, voluntários e crianças apresentaram para a comunidade aquilo que aprenderam e produziram durante a experiência de voluntariado. Você também quer participar do Programa de Voluntariado Universitário Unicap (VOU!)? Então, fique atento ao site www.unicap.br/vou.  Em breve, as inscrições para o próximo voluntariado de férias serão abertas.

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)