Voluntariado Universitário na Paraíba

Estudantes participaram de diversas ações nas cidades de Cabedelo e João Pessoa

Entre os dias 30 de junho e 10 de julho, aconteceu mais uma edição do Voluntariado Universitário (VOU), na Paraíba. A iniciativa da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) e do Programa MAGIS Brasil desenvolveu uma série de ações nas cidades paraibanas de Cabedelo e João Pessoa.

Nessa edição, além da vivência comunitária, de momentos de reflexão e construção do projeto de vida, os voluntários participaram de atividades com crianças em situação de vulnerabilidade na comunidade de Salinas, na periferia de Cabedelo.

Na região, os voluntários realizaram atividades recreativas com as crianças e promoveram oficinas de criação de brinquedos a partir de materiais recicláveis. Segundo o estudante jesuíta João Elton de Jesus, coordenador do VOU, “este momento foi algo muito significativo, já que grande parte dos moradores dessa comunidade é de catadores desses materiais”.

Ele contou também que os estudantes realizaram um mutirão de limpeza no mangue e na linha de trem que atravessa o bairro. “O mutirão contou com a participação de crianças, jovens e adultos, trabalhando juntos na conscientização e responsabilidade socioambiental”, afirmou.

“Aprendi a ser magis (mais) como ser humano e me reconstrui como uma cidadã”

Ádelly Oliveira, estudante de Letras

Na segunda parte da experiência, os estudantes acompanharam catadores de materiais recicláveis pelas ruas da capital João Pessoa, ajudando-os na separação e organização desses objetos. Nesse processo de convivência com os catadores, os voluntários puderam conhecer as histórias de vida de cada um e “viver o cotidiano dessas pessoas, muitas vezes, inseridas em um contexto de preconceito e invisibilidade social, mas ao mesmo tempo, com um lindo testemunho de vida”, conta João Elton.

Para Ádelly Kalyne da Silva Oliveira, estudante de Letras, foi uma experiência enriquecedora e de múltiplas descobertas. “Aprendi a ser magis (mais) como ser humano e me reconstrui como uma cidadã”, afirmou.

Toda a rotina e infraestrutura dessa atividade é organizada por jovens vinculados ao Espaço MAGIS Pernambuco que, no ano passado, fizeram pela primeira vez o trabalho de voluntariado. Agora, eles atuam para que outros jovens possam também ter esta experiência. Esse cuidado e troca de aprendizado se reflete no depoimento de Sara Eduarda Santos Pinheiro, aluna do curso de Enfermagem. “Vi uma realidade que nunca havia visto antes, principalmente com os catadores, senti na pele o que eles passam diariamente. O projeto de vida que acontecia todas as noites me fez repensar vários aspectos da minha vida. Confesso que fui para a experiência com um pouco de medo, pois passar uma semana longe de casa, com pessoas que nunca vi na vida seria difícil, mas me surpreendi, fiz amigos que quero levar para toda a vida. A equipe do MAGIS Paraíba fez eu me sentir em casa. Sem dúvida, essa experiência me fez crescer. Eu pensei que iria ajudar, ensinar, mas acabei aprendendo, aprendendo a dar valor a coisas simples da vida”, conta.

“Sem dúvida, essa experiência me fez crescer”

Sara Pinheiro, estudante de Enfermagem

O estudante jesuíta destaca que “por meio desta iniciativa a Unicap e o Programa MAGIS cumprem a missão de formar jovens para serem mais para os demais, colocando os seus dons, qualidades, conhecimentos e habilidades a favor daqueles que mais precisam”.

João Elton ainda ressalta que “essas experiências são muito importantes para a formação integral dos universitários e também ajuda na inserção social dos alunos. Assim, todos saem ganhando, estudantes, voluntários e as pessoas que vivem nas comunidades atendidas. Trata-se de uma troca, uma partilha, no qual ninguém é melhor que ninguém, todos podem ensinar e aprender juntos e mutuamente”, conclui.

Se você também quer participar do Programa de Voluntariado Universitário Unicap (VOU) fique atento ao site www.unicap.br/vou. Em breve, serão abertas as inscrições para o próximo voluntariado de férias.

 

 

Fonte:  Unicap (Recife/PE)