Seminário em memória do padre Cláudio Perani está com inscrições abertas


A Companhia de Jesus no Brasil, por meio da Preferência Apostólica Amazônia – PAAM, convida a todos para participar do Seminário Cláudio Perani – Legado Profético: Desafios e Perspectivas, que será realizado entre os dias 8 e 11 de agosto, em Manaus (AM).

O evento tem como objetivo celebrar a memória do padre jesuíta Cláudio Perani (foto), que faleceu há 10 anos. “Queremos resgatar sua espiritualidade, mística e metodologia libertadora, de modo a inspirar a defesa da Amazônia e de seus povos, bem como construir perspectivas baseadas na Ecologia Integral”, explica o padre David Hubald Romero, delegado para a Preferência Apostólica Amazônia.

O seminário será realizado pelo SARES (Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental) em parceria com a Equipe Itinerante Intercongregacional e Interinstitucional e o CIMI (Conselho Indigenista Missionário). O evento também contará com o apoio da Arquidiocese de Manaus, do ITEPES (Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia), do CEAS (Centro de Estudos e Ação Social), do OLMA (Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida), da Casa MAGIS Manaus e do Fórum de Mudanças Climáticas.

A evento iniciará com uma Celebração Eucarística, na Catedral Metropolitana de Manaus, na quarta-feira (8), às 18h. O arcebispo emérito, dom Luiz Soares Vieira, presidirá a cerimônia. As inscrições para o Seminário Cláudio Perani já estão abertas e se encerram no dia 31 de julho. Clique aqui e confirme sua inscrição!

 

QUEM FOI CLÁUDIO PERANI?

Padre Cláudio Perani nasceu na Itália, em 1932. No Brasil, o jesuíta foi um importante teólogo e defensor das causas dos trabalhadores. Ele foi um dos fundadores do CEAS (Centro de Estudos e Ação Social), em Salvador (BA), e da CPT (Comissão Pastoral da Terra). Além disso, foi figura importante no processo de redemocratização do País, na época da ditadura militar.

Na Amazônia dedicou 14 anos de sua vida, foi o primeiro Superior na região, no período de fundação do Distrito dos Jesuítas da Amazônia, hoje já extinto. Ele sempre foi muito envolvido no campo social e defendia a importância de propor formação e experiências profundas de encarnação nas diversas realidades amazônicas, aliando ação e reflexão. Com sua intuição foi dando pistas, desde o início, que a atuação na Amazônia é marcada por inúmeros desafios que envolvem megaprojetos, desmatamento, disputada de terras, diversidade de povos e línguas, e que por isso precisa ser sentida e analisada de maneira muito concreta e com os “pés no chão” literalmente.

Os traços pessoais do Pe. Cláudio Perani não deixam dúvida que era alguém que gostava de estar com o povo. Ele fazia uma análise da realidade bastante minuciosa e de muito discernimento, sempre em defesa da Amazônia e de seus povos. Em 2018, fazemos memória dos 10 anos de sua Páscoa.

 

SERVIÇO

Seminário Cláudio Perani – Legado Profético: Desafios e Perspectivas

Data| 8 a 11 de agosto

Local| Manaus (AM)

Mais informações| (92) 3345-0614 (SARES)

 

Fontes: SARES/ Preferência Apostólica Amazônia – PAAM