Leigos participam de programa de formação no CE

Paróquia Cristo Rei promove Formação Permanente

Há quatro anos, a Paróquia Cristo Rei, em Fortaleza (CE), promove um programa de Formação Permanente para os leigos que colaboram na igreja.

No dia 30 de junho, mais de 100 membros de Equipes Litúrgicas que atuam como leitores, salmistas, animadores, cantores e ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, participaram de uma manhã de Formação com o padre José Laércio de Lima, vigário paroquial

Com o tema Espiritualidade da Celebração Eucarística e com ênfase no aspecto da conscientização das súplicas dirigidas a Deus Pai, a formação fez um convite a todos: “precisamos tomar consciência daquilo que estamos celebrando”, ressaltou o jesuíta.

Segundo padre Laércio, a Formação Geral Permanente busca, além do aperfeiçoamento do serviço, o amadurecimento da caminhada espiritual de cada um. “Isso ocorre também em outros momentos de cada mês, em agrupamentos de acordo com a atuação dos membros da Pastoral Litúrgica”, explicou.

Paralelamente a esta formação, 20 membros do Grupo de ações pastorais à Pessoa Idosa participaram de uma capacitação ministrada por Veronica Maria de Souza Silva, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Fortaleza. A formação foi dividida em dois encontros, no dia 30 de junho e 1º de julho.

Nesta ocasião houve também o reconhecimento oficial pela Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Curitiba/PR), bem como da Comissão Arquidiocesana em Fortaleza, ao grupo que, mensalmente, acolhe dezenas de pessoas idosas carentes no Espaço de Convivência Paroquial.

Padre Laércio reforça que “a contínua oferta de Formação aos leigos é um dos eixos que favorece a excelência na condução do serviço nas diversas ações dos âmbitos paroquiais, completando a iniciativa pessoal da disponibilidade em adesão ao serviço e favorecendo uma autêntica animação sistematizada pelo desenvolvimento da espiritualidade e da capacitação pessoal”.

 

Fonte: Paróquia Cristo Rei (Fortaleza/CE)