Parceria no trabalho com a juventude no Nordeste

MAGIS Brasil e IHU Unicap promovem formação para professores de Ensino Religioso

O Programa MAGIS Brasil, em parceria com o Instituto Humanitas Unicap, promoveu uma manhã de formação e oração com professores de Ensino Religioso dos colégios das Damas da Instrução Cristã, localizados nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. O encontro aconteceu no dia 9 de junho e reuniu cerca de 50 pessoas, um momento privilegiado para reflexão sobre a realidade juvenil e a formação cristã dos jovens, a partir da Espiritualidade Inaciana.

Para o estudante jesuíta João Elton de Jesus, facilitador do encontro, “tratou-se de uma oportunidade ímpar, pois tanto as ‘Damas’ quanto os jesuítas trazem a espiritualidade inaciana como inspiração para a missão. A maior intimidade com Cristo a partir dos Exercícios Espirituais pode e deve ser trabalhada com os jovens e adolescentes que acolhemos em nossas obras e isso pode ser feito com a união de forças e carismas”.

O encontro abordou também a temática do cuidado-de-si e do cuidado-com-o-outro, de modo que os participantes foram convidados a refletirem não somente sobre aspectos técnicos e metodológicos do ensino religioso, mas também sobre a importância da aproximação afetiva na vida e na realidade dos alunos. O próximo passo dessa ação é uma maior parceria dos colégios e da faculdade, administrados pelas Damas, com o Programa MAGIS Brasil e o Instituto Humanitas. O intuito é que sejam oferecidos Exercícios Espirituais, formação e voluntariado para alunos e ex-alunos e, assim, ampliar o trabalho que as instituições já realizam com a juventude.

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)