Coaching universitário ajuda estudantes na construção de projetos de vida


O IHU Unicap (Instituto Humanitas), em parceria com o Programa MAGIS Brasil, promove o curso Coaching Universitário: Projeto de vida, que proporciona aos estudantes da Unicap e de outras Instituições de Ensino Superior um espaço para reflexão sobre diversos aspectos da vida. No dia 5 de junho, aconteceu o último encontro de mais uma edição da iniciativa, realizado entre os meses de maio e junho.

Seguindo uma metodologia composta por exercícios de autoconhecimento e partilhas, os participantes puderam trabalhar temas como vida pessoal, familiar, afetivo-sexual, espiritualidade, etc. “Nesta experiência, eu pude avaliar cada aspecto da minha vida separadamente e identificar aqueles que precisaram de mais atenção, além de receber ferramentas para fazer isso de modo mais objetivo”, afirmou o estudante de Medicina, Matheus Ulisses Xenofonte.

Para a aluna de Direito, Gabrielle do Nascimento Cunha Vieira, a experiência foi excelente. “Pude me conhecer melhor, aprender novas formas de organização, de cuidado com minha vida, com as emoções (sentimentos). As partilhas foram ótimas para refletir, descontrair e aprender. Agora, tenho instrumentos para prosseguir na caminhada de forma mais leve e organizada. Gostei bastante dos temas e do modo que foram trabalhados”, ressaltou.

Esse curso, que tem a duração de oito encontros, é pensado especialmente para a realidade universitária. “Observamos que, muitas vezes, a vida universitária é demasiadamente corrida. Os alunos têm de lidar com os estudos, cursos, trabalho, estágio, além das questões familiares, sociais e afetivas. Levando isso em consideração e buscando oferecer aos alunos uma formação integral, o Coaching Universitário: Projeto de vida é uma oportunidade para parar, refletir e, a partir disso, com mais consciência e mais organização, melhor gerir e seguir o próprio caminho”, explica o estudante jesuíta João Elton de Jesus, instrutor da formação.

Ao final desse percurso, os participantes elaboram seu projeto de vida, um mapa das ações que foram identificadas como prioritárias, mas que respeitam os limites e aproveitam as potencialidades identificadas durante os encontros. Conforme afirma Andreza Cristina dos Santos, estudante do curso de Serviço Social, “foi um momento de autoavaliação, pude refletir sobre algumas dificuldades, alegrias, expectativas de uma forma leve e que me fez ter consciência da pessoa que eu sou e da forma que devo direcionar minhas metas”.

Segundo João Elton, no segundo semestre serão abertas mais turmas para o curso. “Fiquem atentos à página do Humanitas e as redes sociais da Unicap, pois as inscrições são limitadas”, finaliza o jesuíta.

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)