Alunos da Unisinos desenvolvem projetos sociais

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo atuam em São Leopoldo (RS)

Com foco na responsabilidade social da Unisinos, o curso de Arquitetura e Urbanismo, por meio da coordenação e de professores da atividade acadêmica Atelier de Projeto 6, fechou um acordo com a Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal de São Leopoldo (RS), em 2017.

“O objetivo era firmar uma parceria com foco na promoção da integração da universidade com os agentes públicos e a sociedade civil. Dessa forma, a Unisinos passa a participar e contribuir por meio de professores e alunos em projetos locais de cunho social na cidade”, afirmou a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Débora Becker.

As primeiras reuniões foram realizadas no ano passado e resultaram no estabelecimento de um Termo de Cooperação entre a Unisinos e os servidores públicos. Dessa forma, a graduação ficou responsável por desenvolver projetos visando a melhora do espaço urbano na região de São Leopoldo.

O primeiro trabalho foi desenvolvido por alunos do segundo semestre da atividade acadêmica no Loteamento Padre Orestes, localizado no Bairro Santos Dumont. Os estudantes fizeram entrevistas com moradores locais, estudaram e compreenderam a situação da área. Também, utilizaram tecnologias que facilitaram a elaboração do projeto de urbanização para a comunidade.

Recentemente, um evento público no Gabinete da Prefeitura de São Leopoldo marcou a apresentação do projeto desenvolvido na comunidade Padre Orestes. Além disso, foi assinado o Termo de Cooperação, oficializando a parceria entre a Unisinos e a Prefeitura Municipal de São Leopoldo para os próximos anos.

 

Fonte: Unisinos (São Leopoldo/RS)