Rede Jesuíta de Educação promoverá seu 1º Simpósio


Em 2016, durante Seminário da Rede Jesuíta de Educação, educadores participaram do lançamento do PEC (Projeto Educativo Comum. Agora, os profissionais se preparam para o 1º Simpósio da RJE

Entre os dias 16 e 18 de maio, a RJE (Rede Jesuíta de Educação) promoverá seu 1º Simpósio. Com o tema central Currículo e Inovação, a programação inclui a realização de oficinas oferecidas por unidades e escolas jesuítas, palestras e mesas-redondas com especialistas no assunto. No encontro, além da presença de nomes de peso do cenário educativo brasileiro e da América Latina, a previsão é de que mais de 120 educadores participem.

Buscando garantir a diretriz estabelecida pelo PEC (Projeto Educativo Comum), que pressupõe o aluno como centro do processo de aprendizagem, o I Simpósio da RJE não poderia ser concebido sem a participação ativa dos estudantes. Neste contexto, representantes dos estudantes de todas as escolas inscritas participarão do evento. Os jovens estarão presentes não só nas atividades oferecidas na programação, apresentando seus questionamentos e proposições para a RJE, mas também na organização e preparação prévia do encontro. Também terão papel fundamental na acolhida e ambientação dos pares das escolas visitantes.

O 1º Simpósio da RJE acontecerá em Belo Horizonte (MG), no Colégio Loyola. O encontro também marcará os 75 anos da instituição jesuíta, que aproveitará o momento para inaugurar novos espaço de aprendizagem, na quarta-feira (16).

Na quinta-feira (17), a palestra Currículo nas referências da Companhia de Jesus, com Vilma Inés Reyes, conferencista licenciada em Filosofia e História, e Olga Irene León Miranda, coordenadora acadêmica do Colégio Liceo Xavier, da Guatemala, abre as atividades do dia. Ainda estão previstas uma oficina sobre Metodologias ativas, com Lilian Cassia Bacich, doutora em Psicologia Escolar, e José Manuel Moran, pesquisador e escritor, e outras dez oficinas sobre temas variados, propostas por educadores da RJE.

Nesse mesmo dia, outro importante tema estará em pauta: a Base Nacional Comum Curricular e a Formação de Professores. A mesa-redonda contará com a participação da professora e consultora Guiomar Namo de Mello e do professor José Francisco Soares (Chico Soares).

Na sexta-feira (18), além da reedição das oficinas, a atração fica por conta da palestra sobre Legislação Brasileira, possibilidades para inovação, com o professor e pesquisador Carlos Roberto Jamil Cury.

 

CURRÍCULO NA RJE

Desde 2014, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) tem caminhado no sentido da atualização da proposta pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil. O Projeto Educativo Comum (PEC), lançado em 2016 e em implantação nas unidades da RJE, é expressão desse trabalho. Em um contexto de desafios e possibilidades, surge também a necessidade de um documento norteador, para os colégios e escolas, acerca do currículo. Assim, nasce o Grupo de Trabalho (GT) Currículo: Concepção e Inovação. Em um primeiro momento, o grupo de educadores de todo o Brasil aprofundou o estudo sobre referenciais teóricos nesse campo e desenvolveu pesquisas e mapeamentos sobre concepções e práticas curriculares em vigor na RJE.

Como resultado do trabalho do grupo, surgiu a proposta de ampliar o debate a partir de um simpósio da Rede Jesuíta de Educação, com o tema Currículo e Inovação. A programação completa e o resumo das oficinas que serão oferecidas durante o evento estão disponíveis no endereço em www.loyola.g12.br/acontece/simposio-rje.

 

 

Fonte: Colégio Loyola (Belo Horizonte/MG)

Foto: Matheus Kiesling/ASAV