Casa MAGIS Manresa promove formação

Realizada em seis etapas, atividade aborda temas específicos da juventude

A Casa MAGIS Manresa, que integra o Programa MAGIS Brasil, proporciona aos jovens um itinerário formativo. Conhecido como Escola de Formação para Jovens essa atividade é realizada em seis etapas, que abordam temas específicos da juventude. O intuito é incentivar o jovem a refletir sobre sua realidade social, crescimento quanto pessoa e processos de amadurecimento na fé. Ao final do processo, o jovem poderá estabelecer um projeto de vida que, verdadeiramente, tenha significado para si.

A Escola de Formação para Jovens abrange também espaços bíblicos que possuem significado na vida de Cristo e que tenham relações com as temáticas abordadas. Cada etapa tem por base a Pedagogia Inaciana, a metodologia do Programa MAGIS Brasil e a metodologia da Pastoral Juvenil Latinoamericana.

Nos dias de 17 e 18 de março, aconteceu a primeira etapa da experiência. A atividade contou com a presença de 14 participantes, sendo cinco colaboradores e o coordenador da obra jesuíta. Ao longo do encontro, o grupo constituiu-se como comunidade, que vivenciou processos diferentes e partilhou suas vivências.

A Escola de Formação para Jovens é um espaço de conviver e vivenciar processos que estão diretamente ligados à vida do jovem. Para a juventude, participar da Escola é estar aberto para se compreender e, dessa forma, ir ao encontro do outro, pois não se trata de um processo isolado, mas sim de um processo formativo que capacita o jovem para melhor refletir sua importância na sociedade e na vida das demais pessoas levando-o ao encontro, ao diálogo e à proximidade das fronteiras sociais, demográficas e econômicas. Segundo os colaboradores da Casa MAGIS Manresa, a próxima etapa já está marcada e acontecerá entre os dias 28 e 29 de abril.

Conheça as etapas que compõem a Escola de Formação para Jovens:

  1. Aproximação com a metodologia (cidade bíblica: Nazaré)
  2. Autoconhecimento (cidade bíblica: Belém e Nazaré)
  3. Afetividade e Sexualidade (cidade bíblica: Betânia)
  4. Realidade Social (cidade bíblica: Samaria)
  5. Espiritualidade (cidade bíblica: Cafarnaum)
  6. Projeto de Vida (cidade bíblica: Jerusalém)

 

Fonte: Casa MAGIS Manresa (Cascavel/PR)