Antigos alunos participam de palestras sobre voluntariado

Encontro reuniu estudantes do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro

Os formandos de 2017 do Colégio Santo Inácio (CSI), do Rio de Janeiro (RJ), voltaram à instituição jesuíta para assistir a palestras sobre voluntariado. Realizado no dia 17 de março, o encontro teve como objetivo oferecer sugestões para que os jovens continuem participando de ações voluntárias, como as que são estimuladas pela Pedagogia Inaciana.

Na abertura do evento, padre Ponciano Petri, reitor e diretor-geral da instituição, deu as boas-vindas aos antigos alunos, destacando que o colégio é um lugar de referência, de amizades, conhecimento e também de prática do bem e da caridade. “E para vocês continuarem exercendo aquilo que de melhor aprenderam no Colégio, trouxemos instituições parceiras para que possam conhecer o trabalho deles, engajar-se nessas instituições e levar até eles o que aprenderam. Como vocês sabem, a pedagogia inaciana e a espiritualidade inaciana oferecem tudo o que há de melhor para os outros. Aquilo que vocês têm de melhor agora deve ser colocado a serviço dos demais, daqueles que precisam de nós”, disse padre Ponciano.

“[…] a pedagogia inaciana e a espiritualidade inaciana oferecem tudo o que há de melhor para os outros. Aquilo que vocês têm de melhor agora deve ser colocado a serviço dos demais, daqueles que precisam de nós.”

Pe. Ponciano Petri

Ex-aluno do curso Invest – pré-vestibular comunitário criado por antigos alunos do CSI –, André Mendes, que atualmente trabalha como professor de biologia e coordenador do curso, falou sobre as opções de voluntariado na iniciativa que, atualmente, atende 135 alunos e possui 60 voluntários em diversas áreas. As aulas do curso acontecem dentro do Santo Inácio, de segunda a sábado.

Representantes do TETO – organização que constrói casas para a população carente – apresentaram a instituição e as formas de ser voluntário aos alunos. A diretora acadêmica do CSI, Ana Loureiro, lembrou que parte da arrecadação da Arsoi, a festa junina do Colégio Santo Inácio, vai para a construção de casas do TETO por alunos e colaboradores. Além disso, parte das cestas de natal montadas por meio da campanha do Natal MAIS Feliz e Solidário é distribuída para as famílias atendidas pela ONG.

Formados em 2006 e 2010 no CSI, respectivamente, Murilo Sabino e Breno Gouveia, fundadores do Projeto Ruas, falaram sobre o trabalho realizado com pessoas em situação de rua. Com mais de 40 voluntários, o projeto promove o bem-estar e a cidadania dessa população.

Para encerrar o evento, o Grisoi (Grupo de Incentivo à Solidariedade Inaciana) foi apresentado por antigos alunos do CSI de 1974 e de 2015. O objetivo do grupo é formar uma rede de apoio e troca de experiências entre os antigos alunos, estimulando e fazendo circular os valores de solidariedade adquiridos durante a formação inaciana. Depois das palestras, um coquetel foi oferecido aos ex-colegas no hall, que receberam também o anuário InaciAno 2017.

 

Para saber mais sobre as instituições parceiras, acesse os sites:

Projeto Ruaswww.projetoruas.org.br

Investcursoinvest.wordpress.com

TETOwww.techo.org/paises/brasil/

Grisoisites.google.com/grisoi.com.br/grisoi/quem-somos

 

Fonte: Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro/RJ)