Colégio dos Jesuítas celebra 62 anos de fundação e posse de novo diretor geral


Estudantes, pais e familiares, antigos alunos e educadores do Colégio dos Jesuítas reuniram-se para celebrar o 62º aniversário da instituição, fundada em Juiz de Fora (MG), no dia 5 de março de 1956. A acolhida à comunidade educativa aconteceu no dia 3 de março, na Capela Santo Inácio, onde foi realizada a Celebração Eucarística de posse do novo diretor geral da instituição, padre Mário Sündermann, que assume a missão após dedicar-se, nos últimos anos, à coordenação e direção da Rede Jesuíta de Educação – RJE, como delegado para a Educação Básica da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA.

Da esq. p/ dir., padres Mário, José Robson e Sérgio

Padre Mário agradeceu a oportunidade de a comunidade poder celebrar tantas conquistas nestes 62 anos do Colégio. “Muita vida foi plantada, muitos valores semeados, muito conhecimento construído e, com certeza, muitas vidas transformadas. Celebrar é dizer que tudo isso valeu a pena, que a graça e a bondade de Deus estavam e estão presentes nos momentos e movimentos sérios. Em prol da vida semeamos num terreno fértil. Celebrar mais de seis décadas de existência significa reconhecer a capacidade de assumir compromissos duradouros, de desenhar estratégias sólidas e de promover valores perenes, marcas do Jesuítas na vida de estudantes, famílias, educadores, na sociedade de Juiz de Fora e no mundo”, destacou.

Padre Sérgio Mariucci, que foi diretor geral do Colégio dos Jesuítas, nos últimos três anos, também estava presente. Agora, o jesuíta assume uma nova missão, a de secretário da Educação da Província BRA. Ele se dedicará, nos próximos anos, à articulação de todas as organizações ligadas ao Apostolado Educacional, que envolve a educação Básica, a Superior e a Popular.

O novo presidente da Rede Jesuíta de Educação, irmão Raimundo Barros

Além dos padres Mário e Sérgio, estava também presente na celebração o novo presidente da Rede Jesuíta de Educação, irmão Raimundo Barros. A cerimônia foi presidida pelo padre José Robson Silva Sousa, cuja ordenação presbiteral ocorreu em fevereiro, sendo essa a sua primeira Missa no Colégio. Clique aqui e leia a entrevista que o Portal Jesuítas Brasil fez com o jesuíta sobre sua vocação.

Ao se despedir da comunidade, padre Sérgio agradeceu a forma como foi acolhido na cidade. “Vir para Juiz de Fora foi uma grande bênção na minha vida. Esta comunidade é especial! Então, eu trago no coração a imensa gratidão desse tempo que passei aqui”, partilhou.

Após a Celebração, a comunidade educativa inaugurou o espaço do Núcleo de Formação Integral (NUFI), situado próximo à Capela Santo Inácio e ao Auditório Padre Oliveira. “O Núcleo de Formação Integral é um espaço que reúne não só a Formação Cristã e aqueles que trabalham com a Liderança e com o apoio pedagógico (por meio da Orientação Vocacional), mas também as equipes de Artes e de Educação Física, contemplando a parte diversificada do currículo, que revela a identidade da instituição na formação de homens e mulheres para o mundo”, explica o diretor acadêmico do Colégio, professor Francisco Juceme do Nascimento.

 

Fonte: Colégio dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG)