Pe. Pedro Rubens é reconduzido à reitoria

Solenidade contou com a presença de colaboradores e jesuítas da Unicap

No dia 2 de fevereiro, aconteceu a cerimônia de recondução do padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira ao cargo de reitor da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco). Na ocasião, também foram reconduzidos o pró-reitor Comunitário, padre Lúcio Flávio, e o pró-reitor Administrativo, Prof. Msc. Luciano Pinheiro.

Na cerimônia, também tomaram posse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo, e o pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega. A solenidade teve a presença do Provincial dos Jesuítas do Brasil – BRA, padre João Renato Eidt, e do superior da comunidade jesuíta, padre Sérgio José de Souza Santos.

Os pronunciamentos foram intercalados com apresentações da equipe da Pastoral e do MPB Unicap. Como já faz parte do estilo de padre Pedro, o evento foi bem descontraído. No momento da investidura do cargo, a tradicional samarra (tipo de capa usada pelos reitores em ocasiões formais) deu lugar a uma gola de caboclo de lança. Padre Pedro ganhou a indumentária quando recebeu o título de cidadão pernambucano na Assembleia Legislativa do Estado. Veja foto ao lado.

O provincial padre João Renato, que é presidente da Unicap, explicou algumas razões que o fizeram manter padre Pedro à frente da Reitoria. “Depois de ter ouvido várias pessoas aqui da Universidade, chegou-se à conclusão de que ele seria a pessoa mais indicada para dar continuidade e não haver rompimentos com processos importantes para o bem da instituição. Ele conhece a realidade da Unicap, o Nordeste. Padre Pedro tem muitas relações com as dioceses, com os bispos na cidade. Seria uma imprudência colocarmos outro reitor”.

Para o padre Pedro Rubens, o ano de 2018 se revela muito especial, não apenas pelos 75 anos do projeto universitário da Católica, mas também pelos 25 anos como padre jesuíta e 12 de missão na Unicap. Este será o quarto mandato dele e terá duração até 2021.

O reitor relembrou a história da Unicap que é marcada pela superação de crises e falou sobre as perspectivas para o futuro. “A Unicap chega aos seus 75 anos com maturidade institucional e plena de vigor, mas, igualmente, desafiada pelas dificuldades da região e pelos tempos que não param de mudar”.

Padre Pedro ressaltou ainda os desafios a serem enfrentados. “A diretoria que assume hoje deve conjugar ou integrar continuidade e mudança: da antiga Pró-reitoria Acadêmica surgiram duas novas, com dois novos colegas nas funções de pró-reitor de Graduação e Extensão e de pró-reitora Pesquisa e Pós-graduação; esse desmembramento não diz respeito somente à enorme capacidade de trabalho da professora Aline Grego, a quem agradeço de coração, mas também aos novos desafios da Graduação e Extensão e ao crescimento e consolidação da nossa Pós-graduação.”

Ao final, fez questão de agradecer a toda a comunidade acadêmica que forma a Unicap, desde os funcionários, professores e estudantes, além dos companheiros jesuítas a quem convidou para ficarem de pé para receberem uma salva de palmas do auditório. “Minha mais sincera gratidão e afeto pelo esforço de formarmos uma equipe apostólica: somos muito diferentes, na personalidade, nas culturas e até na formação recebida, mas a missão nos faz um corpo articulado”, afirmou. Para ler a íntegra do discurso, clique aqui.

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)