Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2018

CNBB promove curso on-line e gratuito sobre o tema da CF deste ano

A editora Edições CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) disponibilizou um curso on-line e gratuito em preparação para a Campanha da Fraternidade (CF) de 2018. A edição da CF deste ano tem como tema Fraternidade e superação da violência e lema Vós sois todos irmãos (Mt 23,8).

Segundo a editora, o Curso Campanha da Fraternidade 2018 nasce como uma proposta para auxiliar as comunidades paroquiais na promoção desta importante iniciativa realizada pela Igreja no Brasil.

Direcionado para lideranças pastorais e comunitárias, a formação está organizada em oito vídeo-aulas e quer oferecer melhor compreensão da essência da proposta da CF 2018 e, de forma prática, dar indicações para aplicação na vida paroquial.

Para melhor compreensão da CF, a formação propõe uma exploração maior do potencial de transformação social, catequese e pastoral e sugere um envolvimento maior daqueles que são os protagonistas da ação: os fiéis.

“A proposta de prepararmos um curso on-line sobre a Campanha da Fraternidade parte da necessidade da CNBB se comunicar também pelas mídias sociais”, conta o secretário executivo de Campanhas da entidade, padre Luís Fernando da Silva.

“Nós percebemos que a CF atinge vários públicos com seus materiais, seus subsídios, na sua maioria escritos. Mas se faz necessário atingir o público que está nas mídias, nas redes sociais”, informa padre Luís, lembrando que o desejo é que as pessoas tenham conhecimento da campanha e possam multiplicá-la nos vários ambientes para, assim, atingir novas pessoas.

Além dos vídeos, o participante receberá material de apoio para o itinerário do curso que ainda pretende dar dicas práticas para comunicar a mensagem da Campanha e superar a violência nos mais diversos contextos sociais.

“O curso ajuda a mensagem da campanha chegar no coração das pessoas. Não é uma reflexão meramente intelectual, ela convida para uma práxis. Neste ano, cada pessoa é convidada a superar a violência direta, cultural e também a lutar pela justiça social para superar a violência estrutural que se instaura no Brasil hoje”, afirma o religioso.

O que você vai ver no curso (clique aqui e tenha acesso ao conteúdo):

  1. O que é a Campanha da Fraternidade?
  2. CF 2018 “Fraternidade e Superação da Violência – Parte 1
  3. CF 2018 “Fraternidade e Superação da Violência – Parte 2
  4. A violência nas Sagradas Escrituras
  5. Novo testamento: Jesus anuncia o Evangelho da reconciliação e da paz
  6. Igreja X Violência – Porque precisamos nos envolver
  7. Ações práticas para superar a violência nas nossas comunidades
  8. Dicas práticas para comunicar a mensagem da Campanha da Fraternidade.

 

Fonte: Paróquia Santíssima Trindade (Santa Luzia/MG)