Idosos participam de confraternização no Projeto Antônio Carneiro


Celebração Eucarística marcou a abertura da confraternização de Natal

No dia 20 de dezembro, na Capela do Colégio Diocesano, uma Celebração Eucarística marcou a abertura da confraternização de Natal dos participantes do Núcleo de Promoção da Terceira Idade – Antônio Carneiro, projeto mantido pela instituição jesuíta. Na ocasião, mais de 300 idosos compareceram ao evento.

Após a celebração, os participantes foram recepcionados no ginásio do Colégio para participarem das demais festividades, que incluiu apresentações culturais como o coral de vozes, danças e encenações teatrais, que foram apresentadas pelos próprios idosos. “Eles ensaiaram juntamente com os professores de educação física. Estavam bem animados para esse momento, pois a confraternização é bastante esperada e, neste ano, a programação foi bem recheada”, afirmou a assistente social do Projeto Antônio Carneiro, Juliana Karine Melo.

“Eu era uma pessoa depressiva, e ao conhecer o projeto e ser apresentada a capoterapia, uma das atividades oferecidas, minha vida foi renovada”

Dona Minervina Mendes

Para finalizar as atividades, foi promovido um Baile – com direito a apresentação da banda The Lordes – que colocou todos os participantes para dançar, mostrando a alegria e disposição dos idosos. Dona Minervina Mendes, que participa do projeto há 10 anos, foi um deles. Ela contou que sua vida mudou desde que entrou no projeto. “Eu era uma pessoa depressiva, e ao conhecer o projeto e ser apresentada a capoterapia, uma das atividades oferecidas, minha vida foi renovada”, disse.

Segundo um dos coordenadores do Projeto, Patrício Guilherme Alves, o ano de 2017 foi bastante produtivo, tendo como um de seus pontos altos a parceria com a prefeitura. “Hoje, temos mais de 400 participantes devido a inserção de idosos que vieram de centros municipais. Com isso, o projeto se expandiu e tornou-se referência em Teresina (PI)”, explicou o coordenador.

Todas as ações do Núcleo de Promoção da Terceira Idade são desenvolvidas de forma continuada, com atendimento permanente com a finalidade de proporcionar melhoria na qualidade de vida e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários das pessoas idosas. Buscando sempre o melhor para o bem-estar, o ano de 2018 está trazendo novidades. “Procuramos nos fortalecer ainda mais. Trazendo não só novos profissionais, mas também novas atividades como a terapia ocupacional e o artesanato”, afirmou Patrício. Ao todo, estarão sendo ofertados 11 serviços que têm como intuito o âmbito social e de saúde dos idosos.

Clique aqui e veja mais fotos!

Fonte: Colégio Diocesano (Teresina/PI)