Diálogo inter-religioso no Colégio Santo Inácio (RJ)

Em palestra, representantes religiosos contaram um pouco sobre suas crenças

No final de novembro, os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), participaram de uma palestra sobre Diálogo Inter-religioso, que reuniu cinco representantes de diferentes religiões: Virgínia Castellões e Rodrigo Scheer, líderes no Brasil da Sokka Gakai Internacional, instituição budista; Fernando Celino, assessor de comunicação da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro; Márcio de Jagun, babalorixá e professor consultor de cultura Iorubá no Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões (PROEPER/UERJ); Dario de Bialer, rabino da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro; e Fred Morato, membro da escola Diaconal da Arquidiocese do Rio de Janeiro e professor de ensino religioso.

Durante o encontro, questões como intolerância religiosa e o que fazer para que haja um diálogo inter-religioso foram colocadas em debate. Os convidados expressaram suas opiniões e também responderam às perguntas dos alunos. A ideia da palestra surgiu a partir das aulas de Ensino Religioso com a professora Ana Lúcia Vieira. Na disciplina, durante um semestre, os estudantes pesquisaram sobre diversas doutrinas, o que incluiu visitas a instituições religiosas e conversas com praticantes.

Para Claudia Gindre, orientadora da 1ª série do Ensino Médio, a conversa foi muito importante para os alunos compreenderem e observarem a particularidade de cada religião. “Foi um momento único de encontro e diálogo, no qual os estudantes puderam observar a forma como a religiosidade de cada um orienta suas condutas e, ao mesmo tempo, como o convívio pacífico entre pessoas de diferentes doutrinas pode acontecer. Foi um momento de muita partilha e muita demonstração de humildade e empatia”, comentou Claudia.

 

Fonte: Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro/RJ)