Foto sobre festa de paróquia jesuíta ganha concurso

Imagem foi captada por Marcelo Barbosa, colaborador da obra jesuíta em MG

A cena dos fiéis reunidos na festa da Paróquia Santíssima Trindade, em 2013, na comunidade São José, no bairro Nova Esperança, em Santa Luzia (MG), ficou gravada para sempre pelas lentes da câmera de Marcelo Barbosa, coordenador da Pastoral da Comunicação da paróquia jesuíta (imagem acima). Agora, quatros anos depois desse momento simbólico, a imagem foi a vencedora do primeiro concurso fotográfico promovido pela Arquidiocese de Belo Horizonte, que teve como tema No Coração das Vilas e Favelas.

Com a proposta de envolver fotógrafos – profissionais e amadores – a iniciativa do Vicariato para a Ação Missionária nas Vilas e Favelas da Arquidiocese de BH reuniu mais de 140 registros sobre o cotidiano das vilas e favelas da capital e da região metropolitana.

Para Marcelo, a fotografia é “a completude da solenidade da Santíssima Trindade, no melhor lugar para apreciar Santa Luzia e Belo Horizonte. A foto revela comunhão de todo o Povo de Deus, representado pela assembleia reunida, com o clero, as casas dos bairros Palmital e Nova Esperança, do distrito de São Benedito e ao fundo a capital mineira. Sinto-me realizado ao contemplar essa cena”, afirma.

Ao saber do resultado, Marcelo ficou emocionado e agradeceu as pessoas que escolheram sua fotografia. “Muito obrigado a todos vocês que aguentaram meus pedidos e acreditaram que era possível rezar ao contemplar tal cena. Como disse antes, essa imagem é completude de uma fé viva e que se renova a cada dia no encontro com cada um de vocês! Mais uma vez, obrigado!”.

EXPOSIÇÃO

No dia 12 de dezembro, a cidade de Belo Horizonte (MG) completou 120 anos. Para celebrar, o Vicariato para a Ação Missionária presenteou a capital mineira com a exposição itinerante No Coração das Vilas e Favelas, que traz as fotografias enviadas para o concurso. Na abertura da exposição, o bispo auxiliar, dom Vicente Ferreira, celebrou uma missa. Na ocasião, os fotógrafos dos três registros mais votados foram premiados.

Marcelo, que ficou com o primeiro lugar, ganhou equipamentos fotográficos e uma visita ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade com hospedagem. O passeio ao Santuário também foram os prêmios do segundo e do terceiro lugar. Segundo o coordenador da Pastoral da Comunicação da paróquia jesuíta, “foi uma alegria compartilhar com todos os integrantes da Paróquia Santíssima Trindade esse momento”.

INICIATIVA PIONEIRA

Com o concurso, ação inédita, a Arquidiocese de Belo Horizonte mostrou que as vilas e favelas são também ambientes de muitas iniciativas bonitas, com pessoas que vivem a fraternidade, a fé e partilham momentos de alegria.

Segundo Marcelo, para se ter ideia, no ambiente onde a foto foi feita, além das atividades pastorais da comunidade, atualmente, acontecem oficinas de informática, violão e esportes dentro do projeto São José, mantido pelo Fundo Social da Paróquia Santíssima Trindade. “Espero que a Arquidiocese de BH mantenha viva essa iniciativa, que faz a gente abrir os olhos para tanta vida partilhada, tanta vida bonita em nossos lugares de habitação e de manifestação da fé que professamos”, finaliza o responsável pelo registro vencedor.

No total, 140 fotografias participaram do concurso, 12 foram selecionadas pela comissão julgadora e disponibilizadas para votação popular via site. Abaixo, vejas as outras duas fotos mais votadas:

2º lugar – Leandro Couri
Local da foto: Vila Boa Vista – Boa Vista – Belo Horizonte

3º lugar – Raian Felipe Vieira da Costa
Local da foto: Conjunto Jardim Filadelfia – Jardim Filadelfia – Belo Horizonte

 

 

 

Fonte: Paróquia Santíssima Trindade (Santa Luzia/MG)