Em vídeo, Francisco pede respeito e consideração pelos idosos

Papa enfatiza que os povos que se esquecem dos idosos não têm futuro

Na edição de dezembro da série O Vídeo do Papa, Francisco pede respeito e consideração pelos idosos de todas as culturas. O Pontífice destaca o papel que eles cumprem na sociedade, como portadores de sabedoria e experiência. Além disso, enfatiza que os povos que se esquecem dos idosos não têm futuro porque perdem sua memória. “Tenhamos os nossos idosos presentes, para que sustentados pelas famílias e instituições, colaborem com sua sabedoria e experiência na educação das novas gerações”, afirma o Papa. “As avós e os avôs são a nossa força e a nossa sabedoria”, acrescenta.

Nos últimos anos, a população de idosos está crescendo muito rapidamente. Em 2016, 8,48% da população do mundo estava com mais de 65 anos. Entre os países com maior porcentagem de idosos se destacam: Japão com 27%; Itália com 23%; Portugal e Finlândia com 21%; seguidos por Bulgária, Grécia, Letônia e Suécia com 20% [Ao final do texto, confira os dados no infográfico].

“Quando uma sociedade perde a memória, está perdida. Não tem raízes”, adverte o Papa. “Aos avós está confiada a grande tarefa de transmitir a experiência da vida, a história de uma família, comunidade, povo; eles são uma promessa e uma garantia do futuro”, acredita Francisco.

Pe. Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, recorda que Francisco já havia destacado o valor do respeito aos idosos em uma homilia em Santa Marta, em novembro de 2013. Na ocasião, segundo ele, o Pontífice afirmou que: ‘Os idosos deixam-nos como herança a história, a doutrina e a fé. São como o bom vinho envelhecido e dentro de si têm a força para nos deixar uma herança nobre’. “Estas palavras são um convite, neste mês de dezembro, para nos aproximarmos dos nossos avós, das pessoas idosas, particularmente as que estão ao nosso redor, e receber delas nossa história, nossas raízes, a sabedoria da vida”, enfatizou Pe. Fornos.

As intenções de oração do Santo Padre são confiadas mensalmente à Rede Mundial de Oração do Papa. O Vídeo do Papa é produzido pela La Machi Comunicação para Boas Causas com o apoio da Companhia de Jesus, IndigoMusic, GettyImagesLatam, Doppler Email Marketing e a colaboração do Centro Televisivo Vaticano. Tem também como parceiro de mídia Aleteia. Desde seu lançamento, em janeiro de 2016, teve mais de 19 milhões de visualizações em suas redes próprias.

Assista ao vídeo de dezembro:

 

 

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa