Unicap participa de Simpósio Internacional na Costa Rica

Os padres Pedro Rubens e Lúcio Flávio representaram a instituição no evento

O reitor da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira (foto), e o pró-reitor Comunitário, padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, representaram a instituição no Simpósio Internacional Laudato Si’, promovido pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger, na Universidade Católica da Costa Rica, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro.

Com o tema O Cuidado com a Casa Comum, uma conversação necessária para a Ecologia Humana, o encontro teve como objetivo analisar e planejar ações diante das mudanças climáticas, como resposta ao chamado do Papa Francisco na encíclica Laudato Si’.

Na abertura do evento, padre Pedro Rubens entregou a medalha Ex Corde Ecclesiae ao reitor da Universidade Católica da Costa Rica, Fernando Sánchez, em reconhecimento ao compromisso da instituição com a missão da Igreja Católica. Em seu discurso, o reitor da Unicap destacou a sua imensa alegria de estar participando do simpósio, que considerou um momento histórico. “A Universidade Católica nasceu no coração da Igreja e está inserida em cada lugar, em cada povo, onde está situado o coração de cada homem e de cada mulher. Esta Universidade Católica insere a Costa Rica no mapa do mundo não somente na realidade atual, mas também na esperança de um mundo novo e sobretudo de uma humanidade nova”, frisou.

Padre Pedro prosseguiu dizendo que tinha o prazer de dirigir-se aos presentes como presidente da FIUC (Federação Internacional de Universidades Católicas) –que apoiou o evento–, e em nome do Conselho Executivo e das 225 universidades que integram a Fundação para conceder a medalha Ex Corde Ecclesiae à Universidade Católica da Costa Rica. “A condecoração foi criada em 2002 para expressar a nossa estima e mais alta consideração e exaltar os valores que lhes fazem viver e saudar as riquezas do patrimônio histórico, humano, cultural, social, acadêmico e científico das instituições universitárias que formam a nossa família mundial”, explicou.

A cerimônia contou com as presenças do presidente da República, Luis Guillermo Solís Rivera; do presidente da Fundação Ratzinger, padre Federico Lombardi; e do arcebispo de San José, José Rafael Quirós.

“Nosso país quer ser uma referência em desenvolvimento sustentável, por isso vamos aplicar este conceito no nosso viver diário e esperarmos trocar e divulgar ideias e experiências para avançar em nossa contribuição em favor do progresso e da sustentabilidade”, enfatizou o reitor da Universidade Católica da Costa Rica.

Já o presidente do país, convidou a todos a terem consciência das relações humanas e ecológicas. “Não há ecologia sem antropologia. Não se pode sanar as relações com o meio ambiente se não sanarmos nossas relações humanas”, ressaltou.

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)