Evento da Unisinos ajuda a realizar sonhos

Corrida Maluca transforma desejo de crianças cadeirantes em realidade

Qual obstáculo te impediria de realizar um sonho? Para a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e a organização Smile Flame, quando se une paixão e força de vontade, tudo pode acontecer. Acreditando nisso, as instituições promoveram o evento A Corrida Maluca, no dia 12 de novembro, em Porto Alegre (RS). A ação proporcionou a 16 crianças cadeirantes o sonho de participar de uma corrida.

A Avenida Edvaldo Pereira Paiva foi o palco de grandes emoções para todos os presentes. “O objetivo da Corrida Maluca é dizer sim para crianças que passam a vida inteira ouvindo não. São crianças que não podem jogar bola, que não podem subir escada. E nesse dia, eles se tornam corredores com a fantasia que quiserem”, destaca a gerente de projetos da Smile Flame, Fernanda Verdi.

As cadeiras de rodas foram personalizadas e as roupas criadas conforme a imaginação das crianças. Durante três workshops, alunos, professores e coordenadores dos cursos de Design, Design de Produto e Moda, da Unisinos, dedicaram-se aos preparativos da corrida. Também houve a colaboração de estudantes do Ensino Médio, além da participação de voluntários externos e familiares das crianças.

“Os alunos do curso de Design de Produto desenharam os desejos das crianças. Depois, construíram as cadeiras nos workshops. Sendo um projeto voltado para uma experiência, todos os alunos se sentem motivados em trabalhar e construir este momento valioso”, conta o coordenador do curso de Design de Produto, André Marques.

Os alunos da Graduação em Moda confeccionaram as fantasias conforme a imaginação dos participantes da Corrida Maluca. A coordenadora do curso, Gisele Becker, frisa que a graduação, junto com a professora Luciana Borges, pensaram em modelagens que se adaptassem às crianças cadeirantes, com o intuito de promover o conforto e a comodidade de todos os envolvidos.

“O papel do curso não é apenas fazer uma determinada roupa de um personagem. Nós temos um envolvimento em termos de qualidade de vida, no sentido de executar uma vestimenta que faça a criança se sentir bem em diversas situações”, finaliza Gisele.

A Corrida Maluca, que acontece anualmente, é resultado de uma parceria entre a Unisinos e a Smile Flame. Ambas as instituições visam dois propósitos centrais: realizar sonhos das crianças e conscientizar a sociedade.

Fonte: Unisinos (Porto Alegre/RS)