Brasileiros participam de evento jesuíta na Colômbia

Claveriada 2017 apresentou o tema Testemunhos da amizade e reconciliação

Entre os dias 3 e 6 de novembro, o Programa MAGIS Brasil, representado por uma delegação de quatro jovens brasileiros, participou da Claveriada 2017, evento realizado a cada três anos pela Rede Juvenil Inaciana da Colômbia. Inspirada pela entrega generosa e incondicional do jesuíta São Pedro Claver, a Claveriada reúne mais de 250 jovens participantes de diferentes lugares da Colômbia para refletirem, partilharem e buscarem, conjuntamente e à luz da espiritualidade inaciana, caminhos de justiça e paz para seu país.

Em 2017, o evento apresentou o tema Testemunhos da amizade e reconciliação, mensagem inspirada na 36ª Congregação Geral da Companhia de Jesus. A delegação brasileira foi composta por João Melo, de Sinop (MT), Ayla Tapajós, de Santarém (PA), Diego Barbosa, de Fortaleza (CE) e Bruno Victor, de Campinas (SP). Os jovens passaram pelas cidades colombianas de Bogotá, Buga e Cali.

Segundo Ayla, a palavra que sintetizou a passagem do grupo pelo país foi intercâmbio. “Intercâmbio de partilhas, de vidas, de vivências. De culturas, informações e sorrisos. Um intercâmbio espiritual, muito mais que puramente físico, tendo em vista que o contato que tivemos foi capaz de atravessar nossas limitações humanas e pôde potencializar, em nossas mentes e atitudes, o desejo somente de em tudo amar e servir. Ser mais e experimentar o magis. Cruzar as barreiras e chegar de forma bonita ao coração de tanta gente.”

Fonte: Programa MAGIS Brasil