Alunos do Santo Inácio (RJ) ganham destaque em olimpíadas científicas


Durante o ano, os alunos do Ensino Fundamental (EF) e Médio (EM) do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), são incentivados a participar de olimpíadas científicas internas e externas – internacionais, nacionais, estaduais ou regionais – nas diversas áreas de conhecimento como Astronomia e Astronáutica, Robótica, Química, Física, Biologia e Matemática. Cada competição possui formas de avaliação próprias, com provas teóricas, experimentos, criação de protótipos, debates, entre outros. No início de novembro, foram divulgados os resultados dos premiados nas Olimpíadas de Robótica (OBR), Astronomia e Astronáutica (OBA) e Estadual de Matemática (OMERJ). No dia 22, foi divulgado o resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), e, no dia 27, o resultado da Olimpíada Brasileira de Física (OBF).

Na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), três alunos do Santo Inácio conquistaram ótimos resultados: Julia Carreirão, do 7º ano EF, e Rodrigo Fernandes de Albuquerque, da 3º série EM, receberam medalha de prata, e Victória Campos, também do 7º ano EF, obteve medalha de bronze na competição.

Na XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), 34 alunos foram premiados na competição que reúne cerca de 800 mil estudantes de todo o país. Ao todo, foram cinco medalhas de ouro, 20 de prata e nove de bronze. Este ano, o destaque foi para a aluna Marianna Dias da Rocha, do 5º Ano EF, que conquistou medalha de bronze. Medalhistas de ouro na olimpíada, os alunos João Vitor de Aguiar Mezher, Pietro Motta Geronimi e Rodrigo Fernandes de Albuquerque, da 3ª série EM, foram convidados para participar da XV Jornada Espacial, que acontecerá entre os dias 10 e 16 de dezembro, em São José dos Campos (SP).

Além disso, o bom desempenho dos alunos do Ensino Médio também fez com que 24 estudantes concorressem a uma vaga para representar o Brasil nas próximas edições da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Para participar dessas Olimpíadas, os alunos passarão por duas etapas on-line e uma prova presencial em Barra do Piraí (RJ). No final de 2018, os 12 primeiros lugares farão parte da equipe internacional e terão treinamento específico disponibilizado pela própria organização.

Outros 12 alunos da escola foram premiados na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ), durante cerimônia realizada no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no sábado, 11 de novembro. Outros 6 alunos receberam menção honrosa pelo destaque na olimpíada.

Fonte: Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro/RJ)