Pesquisador francês faz palestra sobre ética e ecologia na Unicap

Evento foi organizado pelo Mestrado e pela graduação em Teologia da instituição

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) recebeu para duas palestras o pesquisador francês Alain Thomasset (foto). O jesuíta do Centre Sèvres guiou conversas sobre Paul Ricoeur no fundamento de uma ética hermenêutica e narrativa, enraizada em uma antologia da ação e Laudato Si’ para uma ética da ecologia e as necessárias convenções.

“Para Ricoeur, a ética é inseparável da prática de uma hermenêutica dos sinais, dos símbolos e dos textos, nos quais o sentido do agir e do padecer humanos se encontram”, dizia um trecho de sua palestra sobre a ética que foi traduzida para o português.

Em outro ponto de sua fala, Alain destacou o papel exercido pela narrativa nesta questão. “A narrativa é o instrumento que permite ter em conta a ação humana no tempo, para além da análise de atos isolados. Uma prática humana, como ofício, por exemplo, somente pode ser descrita no cerne de uma sequência temporal narrativa que combina atos, circunstâncias e pessoas”.

Os dois eventos foram realizados pelo Mestrado e pela graduação em Teologia, com o apoio do Instituto Humanitas Unicap (IHU).

Fonte: Unicap (Recife/PE)