Papa Francisco nomeia arcebispo de Brasília como relator do Sínodo 2018

Assembleia dos bispos terá como tema Os jovens, a fé e o discernimento vocacional

O Papa Francisco nomeou o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Sérgio Rocha, como relator geral do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em 2018, no Vaticano.

O anúncio aconteceu no dia 18 de novembro e a Santa Sé nomeou também como secretários especiais do Sínodo Ordinário os sacerdotes Giacomo Costa e Rossano Sala. A principal função do arcebispo brasileiro será de introduzir e sintetizar os assuntos abordados pelos bispos durante a reunião.

A 15ª Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos acontecerá entre os dias 3 e 28 de outubro do próximo ano e terá como tema Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

De acordo com o documento preparatório divulgado no início do ano, o objetivo é se ocupar dos problemas dos jovens e buscar adequar sua linguagem e o uso das novas tecnologias para se aproximar deles.

No último mês de outubro, o Pontífice anunciou que, entre os dias 19 e 24 de março de 2018, haverá uma reunião de preparação do Sínodo da qual poderão participar jovens de todo o mundo, não apenas católicos.

Além disso, o Vaticano também lançou um site com um questionário para todos os jovens, entre 16 e 29 anos, para conhecer melhor a juventude e suas questões para preparar o Sínodo.

Fonte: Jornal do Brasil