Colégio Antônio Vieira debate Agenda 2030 da ONU

Estudantes estão refletindo sobre as propostas do documento e como podem colocá-las em prática

Em setembro de 2015, os 193 Estados-membros da ONU (Organização das Nações Unidas) se reuniram em Nova York (Estados Unidos) e reconheceram que a erradicação da pobreza é o maior desafio global. Os países se comprometeram a tomar medidas ousadas e transformadoras, por meio da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O plano, que contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem inspirado os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, ao longo de todo segundo semestre, para a execução de atividades voltadas a desenvolver importantes habilidades e competências, que resultam em ações práticas e apresentações em sala de aula.

Os estudantes se aprofundaram nas temáticas abordadas na Agenda 2030 e produziram vídeos no bosque da escola sobre os temas e ações propostas do documento (foto). “A atividade teve o objetivo principal de desenvolver no aluno a necessidade de construirmos um mundo melhor, mais digno e igualitário, inspirando ações para alcançar o desenvolvimento sustentável no presente e para o futuro. Além disso, ajudou a aguçar o senso crítico e aprofundamento das principais demandas socioeconômicas mundiais”, destacou o professor de Geografia da série, Angel Duran.

Além do estudo e discussão sobre o tema, os estudantes utilizaram dispositivos móveis e aplicativos do dia a dia, em conjunto com o Setor de Mídia Educacional e Tecnologia do colégio. As apresentações em sala de aula seguirão até novembro. “Tem sido um trabalho bem rico e cheio de aprendizagens colaborativas permeado por muitas habilidades. Cada educando colocou a mão na massa, criou, vivenciou experiências de autoria no universo digital, saiu da sala de aula e interagiu com os dispositivos moveis, mostrando cada vez mais esse estreitamento que é necessário da Educação com a tecnologia, que estão cada vez mais imbricados”, destacou a monitora Suzana Sampaio.

Grandes desafios

Discutir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e as metas para erradicar a pobreza tem motivado os estudantes de uma maneira especial. “Temos abordado temas importantes, em diferentes visões e contextos. Gostei muito de executar essa atividade pelas oportunidades de aprendizado que ela nos trouxe”, comentou o aluno Victor Leal. Já a estudante Bruna Barbosa ressaltou a necessidade de transformar o que foi aprendido em realidade. “Achei importante, porque além de falar sobre o documento, nós discutimos como colocar as ações propostas em prática de uma maneira eficaz”, comentou. A partir de dezembro, os vídeos produzidos pelos alunos serão disponibilizados no canal do YouTube do Colégio Antônio Vieira.

 

Fonte: Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA)