Colégio Santo Inácio, de Fortaleza, é homenageado

Assembleia Legislativa reconheceu os 57 anos de contribuição da instituição à educação cearense

Da esq. p/ dir., Albanisa Gomes, padre Mário Sündermann, delegado para a Educação Básica da Província dos Jesuítas do Brasil, e o padre Eugênio Pacelli

O Colégio Santo Inácio, de Fortaleza (CE), foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará pelos seus 57 anos de contribuição à educação no estado. O evento aconteceu no dia 13 de novembro e agregou centenas de ex-alunos que se destacam em suas áreas de atuação e desenvolveram uma relação de amor pela escola ao longo dos últimos 40 anos.

A homenagem ao tradicional colégio jesuíta veio em um momento de grandes mudanças na gestão e no projeto pedagógico que, desde 2016, baseia-se no Projeto Educativo Comum (PEC) – norteador das ações realizadas pelas 18 escolas da Companhia de Jesus espalhadas pelo Brasil. O Colégio tem ainda, pela primeira vez em toda a sua trajetória, uma diretora leiga, Albanisa Gomes.

Segundo Albanisa, a escola vive um momento de renascimento e surge como uma opção de qualidade acadêmica sem descuidar do viés humano, principal característica do colégio. A direção vem se reunindo, desde o início do ano, com uma comissão de ex-alunos liderada pela empresária Liana Fujita e pelo administrador João Milton Cunha de Miranda. Os dois foram responsáveis por sugerir nomes para compor a lista de convidados e ex-alunos que, na ocasião, foram lembrados por perpetuar o espírito inaciano na cidade.

O diretor pastoral da escola, padre Eugênio Pacelli, afirma que este momento é ímpar e que o corpo docente e técnico do Colégio Santo Inácio nunca esteve tão cuidadoso em aliar a parte acadêmica à excelência na formação humana. “Neste cenário de tantas turbulências, precisamos entregar à sociedade cidadãos responsáveis, humanos, comprometidos em contribuir para um mundo mais justo e melhor”, comenta.

Na ocasião, estavam presentes ex-alunos, ex-professores, pais, alunos, corpo docente e técnico da escola, além de familiares dos homenageados. No dia 18 de novembro, houve também uma celebração em ação de graças aos ex-alunos, na quadra do Colégio Santo Inácio, seguida de confraternização.

Fonte: Colégio Santo Inácio (Fortaleza/CE)