Francisco pede que os cristãos na Ásia favoreçam o diálogo e a paz

O entendimento entre fiéis de diferentes religiões é o tema da última edição da série O Vídeo do Papa

Na edição de novembro da série O Vídeo do Papa, Francisco destaca a importância de promover a convivência e o respeito mútuo entre os fiéis das diferentes religiões. Seu apelo é especialmente relevante na Ásia, continente que tem mais de 141 milhões de católicos em seus 48 países, mas onde ainda existem regiões em que ser cristão pode representar riscos e perseguições (veja mais detalhes no infográfico abaixo).

“Rezemos pelos cristãos da Ásia, para que eles favoreçam o diálogo, a paz e a compreensão mútua, especialmente com aqueles que pertencem a outras religiões”, pede o Papa. “Neste continente onde a Igreja é uma minoria, o desafio é emocionante”, acrescentou.

Entre os países com maior percentual de cristãos, Timor Leste e Filipinas destacam-se com 93% de sua população, e o Líbano com 40%. Além disso, muitas dessas nações têm sido o berço de diferentes santos da Igreja Católica como os mártires da Indochina, no Vietnã; São Pedro Calúñgsod, São Lorenzo Ruiz e São Jacobo Kyushei, nas Filipinas; São Andrew Kim, Santa Anna Pak Agi e colegas mártires, os santos Pedro e Águeda Yi e Seung-hun Yi, na Coreia do Sul.

“O que mais me impressiona na Ásia é a variedade de suas populações, herdeiras de culturas antigas, religiões e tradições”, diz Francisco. “Devemos promover o diálogo entre religiões e culturas; é uma parte essencial da missão da Igreja na Ásia”, afirma.

São João Paulo II já havia apontado que a Ásia era o continente onde Deus decidiu revelar e realizar o seu plano de salvação. Segundo o padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa e do Movimento Eucarístico da Juventude (MEJ), hoje o desafio é construir um presente e um futuro de diálogo e paz. “Acho que o Papa decidiu que devemos trabalhar nesta intenção e rezar por este grande continente, tão rico em culturas e tradições”, disse.

As intenções de oração do Pontífice são confiadas mensalmente à Rede Mundial de Oração do Papa. A série O Vídeo do Papa é produzido pela La Machi Comunicação para Boas Causas com o apoio da Companhia de Jesus, IndigoMusic, GettyImagesLatam e a colaboração do Centro Televisivo Vaticano. Tem também como parceiro de mídia Aleteia. Desde seu lançamento em janeiro de 2016, teve mais de 19 milhões de visualizações em suas redes próprias.

 

Fonte: La Machi Comunicação para Boas Causas