Colégio Medianeira realiza festival de linguagens

FLIM promove apresentações de música, dança, teatro, cinema e fotografia

Começou no dia 6 de novembro a Festa das Linguagens do Medianeira (FLIM), que recebe apresentações de dança, música e teatro, mostras de cinema e fotografia, além de palestras e bate-papos com convidados como os escritores João Anzanello Carrascoza e Jarid Arraes, a cantora e compositora Estrela Leminski, e o editor Thiago Tizzot. O evento celebra também os 60 anos do Colégio Medianeira e sua relação com a cultura e as artes.

A festa promove o diálogo entre as múltiplas linguagens e expressões artísticas e é resultado dos trabalhos realizados pelos alunos dentro e fora da sala de aula. Para Martinha Vieira, responsável pelo Centro de Artes da escola, a variedade de manifestações permite novas experiências de percepção no público. “No ritmo em que vivemos é muito fácil perdermos nossa essência, nossas raízes. Acho que a arte é um vínculo que criamos com nós mesmos e o sentido da nossa existência”, afirma a educadora.

Vinícius Soares Pinto, coordenador de Midiaeducação do Medianeira, explica que a arte, antes de tudo, é responsável pela humanização e consciência de quem somos. “A arte nos permite visualizar e encarar a realidade a partir de ângulos diversos. E diante de um mundo com discursos tão maniqueístas, a arte tem o poder de explicitar aos nossos olhos que não existe apenas um discurso ou uma verdade. Somos humanos, somos complexos e em constante transformação”, comenta.

Outras atividades

A FLIM acontece até o dia 11 de novembro e é um espaço de debate e reflexão sobre as questões do nosso tempo, permitindo o intercâmbio de ideia e vivências, pautadas pela pluralidade. Outra ação importante do evento é o lançamento da Coletânea de Textos digital, que traz produção textual e imagética realizada pelos estudantes em 2017. A iniciativa é, ao mesmo tempo, um incentivo à leitura e também à produção autoral nas mais diversas linguagens.

Em 2017, a FLIM terá a participação do coral OutLoud, formado por professores e estudantes da Talken English School, parceira da escola no ensino de inglês. O Grêmio Ágora, juntamente com o Centro de Artes, promoverá o tradicional concurso de bandas e a Tenda das Artes, que oferecerá oficinas instantâneas de Cinema, Dança, Teatro e Customização de Roupas.

Durante o evento, ocorrerá a venda antecipada de ingressos para o show Medianeira Nossa Música, que acontece no dia 23 de novembro, e reúne a Orquestra à Base de Corda e os artistas patrocinados pelo Medianeira nos últimos 5 anos: Grupo Fato, Juliana Cortes, Fred Teixeira, Braseiro e Sincopé.

Sobre a FLIM

A FLIM nasceu em 2011 como desdobramento do projeto Sujeitos Leitores. Com o tempo, foi incorporando novas linguagens e se tornou um dos eventos artísticos mais importantes de Curitiba (PR). Pela FLIM já passaram nomes como Eliane Brum, Daniel Galera, Luiz Rufatto, Ignácio Loyola Brandão, Cristovão Tezza, Tiago Recchia, Ricardo Corona e Luiz Andrioli.

Fonte: Colégio Medianeira (Curitiba/PR)