Colégio dos Jesuítas realiza feira de ciências

Evento promoveu o protagonismo dos alunos e o interesse pelo tema

Na perspectiva do tema da Campanha da Fraternidade de 2017 – Biomas brasileiros e defesa da vida – e buscando conciliar a aprendizagem teórica com a experimentação laboratorial, o Colégio dos Jesuítas realizou a terceira edição de sua Feira de Ciências, reunindo 124 experimentos desenvolvidos por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O evento aconteceu no dia 28 de outubro.

De acordo com a proposta do projeto, os estudantes reforçaram seu protagonismo durante o trajeto percorrido desde a pré-inscrição do trabalho, experimentando os sabores das ciências. “Na Feira de Ciências, os alunos são convidados a refazerem experimentos conhecidos, de modo a ratificarem os efeitos e consequências, mas também a inovarem, trazendo novos experimentos e formas de pensamento”, explica o professor Luiz Francisco Alves Fazza, coordenador da Área de Ciências da Natureza no Colégio dos Jesuítas.

Organizados em grupos, os estudantes trabalharam nos experimentos desde setembro, sempre acompanhados por um professor da área, em plantões realizados de segunda a sexta-feira. Todos os trabalhos contemplaram uma porção experimental, em que os estudantes demonstraram alguma parte da ciência e explicaram o fenômeno, além de um cartaz autoexplicativo contendo o título do trabalho, o nome do experimento e seu objetivo.

Cada série trabalhou um tema específico, conforme o conteúdo programático da disciplina, sempre em sintonia com a questão da sustentabilidade. “Merece destaque o olhar sustentável sobre os trabalhos, com os alunos sendo estimulados pelos professores a buscarem alternativas, evitando, por exemplo, sempre que possível, a utilização de isopor e outros materiais com maior impacto ambiental”, ressalta o educador.

Os 120 trabalhos foram montados pelos estudantes e ficaram expostos para alunos, profissionais da instituição e familiares. Durante as apresentações dos estudantes, uma comissão formada por professores de diversas áreas do conhecimento avaliou os trabalhos, considerando aspectos como originalidade, criatividade, domínio do conteúdo e postura.

A Feira de Ciências do Colégio dos Jesuítas é também um espaço de aproximação dos alunos do colégio da Companhia de Jesus, em Juiz de Fora (MG), com linhas de pesquisa desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior da cidade, que são convidadas a participar do evento, compartilhando conhecimentos e aprendizagens.

Fonte: Colégio dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG)