FEI recebe visita de Superior Geral da Companhia de Jesus


Pe. João Renato Eidt, Pe. Arturo Sosa, Fábio do Prado e Pe. Theodoro Peters (esq. p/ dir.)

 

A agenda do padre Arturo Sosa, nesta quinta-feira (26), começou cedo com uma visita ao Centro Universitário FEI. No encontro, o Superior Geral da Companhia de Jesus conheceu as dependências do campus São Bernardo do Campo (SP), na presença do padre Theodoro Peters e do professor Fábio do Prado, respectivamente, presidente e reitor da FEI, além dos conselheiros da instituição. Ele estava acompanhado ainda pelo Provincial dos Jesuítas do Brasil, padre João Renato Eidt, pelo superior da Plataforma Apostólica Sul 1, padre Vicente Zorzo, e pelo assistente regional da América Latina Meridional da Companhia de Jesus, padre Claudio Paul.

Em seguida, o Superior Geral da Companhia de Jesus fez uma palestra sobre os desafios e as oportunidades para a universidade jesuíta face às novas tendências da sociedade, enaltecendo o compromisso com a democracia. Com palavras encorajadoras, padre Arturo Sosa destacou que o papel da universidade é a de ser um espaço definido pelo pluralismo e pela convergência de diversidades que se encontram e dialogam com a sociedade.

O Padre Geral suscitou reflexões aos presentes e fez uma pergunta: Qual será o caminho que a universidade deveria tomar para seguir fiel a sua identidade e cumprir com sua função no mundo? Segundo o jesuíta, em um mundo globalizado com luzes e sombras, a tarefa da universidade é a de “contribuir significativamente para a formação de profissionais capacitados para participar positivamente com criatividade, criticidade e liberdade”.

Por fim, o padre Arturo Sosa destacou sete características primordiais que todo estudante formado por uma universidade jesuíta deve ter para alcançar uma vida profunda, verdadeiramente humana e cheia de sentido: amor como serviço, justiça, paz, honestidade, solidariedade, sobriedade e contemplação e gratuidade, em oposição ao pragmatismo e utilitarismo.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI tem 77 anos de tradição, sendo referência nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação.

Fonte: Comunicação da FEI

Fotos: Comunicação da FEI