Pe. Arturo Sosa recebe boas-vindas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Olinda

Superior Geral dos Jesuítas inicia sua visita a Pernambuco

 

O Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, chegou a Pernambuco na tarde de segunda-feira (23). Já no começo da noite, ele encontrou-se com todos os integrantes da comunidade jesuíta da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), além do assistente regional da América Latina Meridional, Pe. Claudio Paul, do Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. João Renato Eidt, e do superior da Plataforma Apostólica Nordeste 2, Pe. Alexandre Raimundo de Souza.  Em seguida, participou de celebração eucarística na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Águas Compridas, em Olinda.

No encontro com os jesuítas, realizado no salão da Fundação Fé e Alegria, foi abordado temas da 36ª Congregação Geral (CG) da Companhia de Jesus, entre os quais a Reconciliação do Homem com Deus, com o outro e com a Natureza. Na ocasião, o Pe. Arturo destacou também a unidade indissolúvel entre a vida e a missão jesuíta e a obediência com discernimento a partir da eucaristia celebrada em comunidade.

Entre os presentes ao encontro, estava o Pe. Pedro Rubens, reitor da UNICAP. Ele ressaltou a conexão entre os assuntos tratados na 36ª e 34ª Congregação: “Outro aspecto marcante foi retomar o tema da Fé e da Justiça juntamente com a Reconciliação. Esses três temas estão conectados. Há muitas situações de conflito no mundo inteiro, conflitos com as pessoas, familiares, da sociedade, violência entre países. Essas situações de conflito é que puxaram o tema da Reconciliação. Então está ligado à defesa da Fé e à promoção da Justiça. Mas percebe-se que a Justiça e a Fé só vão avançar na medida que a gente consiga essa ponte: reconciliar pessoas e situações”.

Em seguida, os jesuítas uniram-se aos moradores do bairro para a eucaristia. Somado à alegria pela visita do Superior Geral da Companhia de Jesus, havia um outro motivo especial a ser comemorado: a paróquia Sagrado Coração celebrou 15 anos, no domingo passado (22).

A celebração eucarística foi presidida pelo Pe. Claudio Paul e concelebrada pelo pároco de Águas Compridas, Pe. Andrade José da Silva e o vigário episcopal de Olinda, monsenhor José Albérico de Almeida.

Com o propósito de celebrar e louvar, fiéis dos 15 bairros que formam a paróquia, que é administrada pelos jesuítas, ocuparam totalmente a igreja. “É uma alegria imensa receber o Pe. Arturo Sosa, aquele que, de fato, está à frente de todos os trabalhos da nossa comunidade jesuíta. É uma honra muito grande. Nós crescemos nesse sentimento jesuíta que nos alegra na animação tanto litúrgica quanto missionária”, disse o técnico em informática Walax Jorge de Moura, presente à celebração. Sentimento compartilhado também pelo estudante de Fisioterapia, Anderson Marques de Oliveira. “Há 15 anos, nós caminhamos com os jesuítas. É uma grande alegria acolher o Superior Geral da Ordem religiosa. É um momento de confraternização”, finalizou o jovem.

Nesta terça-feira (24), o Superior Geral visitará o campus da UNICAP, onde se reunirá com a Reitoria e também fará uma Conferência à comunidade acadêmica da universidade. Em seguida, Pe. Arturo Sosa almoçará com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antonio Tourinho Neto.

Fonte: Comunicação da UNICAP- Universidade Católica de Pernambuco

Fotos: Adelson Alves