Padre Arturo Sosa é recebido na FAJE

Superior Geral da Companhia de Jesus ficará três dias em Belo Horizonte (MG)

Nesse sábado (21), o Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, viajou do Rio de Janeiro (RJ) para Belo Horizonte (MG), dando continuidade à sua visita à Província dos Jesuítas do Brasil-BRA. Ele ficará até dia 23 na capital mineira, onde cumpre uma intensa agenda de encontros, reuniões e visitas, que se encerra com uma Conferência, que será transmitida ao vivo, na segunda-feira, às 8h.

Em seu primeiro compromisso em Belo Horizonte, o Superior Geral foi recebido na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), pelo reitor, padre Álvaro Mendonça Pimentel; professor no Departamento de Teologia, padre Johan Maria Herman Jozef Konings; professor da graduação e pós-graduação no Departamento de Filosofia, padre Elton Vitoriano Ribeiro; diretor do Departamento de Filosofia, padre Delmar Araújo Cardoso; professor no Departamento de Filosofia, padre João Augusto Anchieta Amazonas Mac Dowell; e pelo padre Mieczyslaw Smyda, superior da Plataforma Apostólica Leste.

Na oportunidade, o Padre Geral visitou o campus da FAJE. Além de admirar os amplos jardins da instituição, ele pôde conhecer a Biblioteca Pe. Vaz – com o maior acervo de publicações nas áreas de Filosofia e Teologia do Brasil, com 260 mil volumes. Lá, ele foi apresentado a algumas obras raras, adequadamente conservadas em ambiente preparado.

Em seguida, Pe. Arturo Sosa foi convidado para, junto com os demais, degustarem um típico “café da manhã” das Minas Gerais, com quitutes tradicionais – pão de queijo, queijo canastra e broa de fubá. Aproveitando o ambiente descontraído, ele gravou uma mensagem para a comunidade jesuítica presente em Belo Horizonte, seja na própria FAJE e demais obras, seja entre pessoas vinculadas à espiritualidade inaciana ou frequentadores das atividades desenvolvidas na instituição. A mensagem foi postada na página da Faculdade Jesuíta, no facebook.

 

 

Logo depois, Pe. Arturo Sosa foi recebido, com muito entusiasmo, por um grupo de 40 alunos – em sua maioria, agentes de pastoral da Comunicação –, que estão participando de um Curso de Pós-graduação em Evangelização e Pastoral: desafios para a Igreja na era digital. Ele dirigiu palavras de incentivo aos estudantes, pedindo-lhes que “não desistam nunca de sua missão de evangelizar pela comunicação”, porque devem sempre acreditar nas palavras de Jesus: “Estarei convosco todos os dias”. A pedido da professora que ministrava a aula, Aline Amaro, ele deu uma mensagem ao vivo no facebook, como uma prática do tema de sua disciplina: evangelização pelas redes sociais. Ao fim dessa pequena e muito bem-vinda visita à aula, o jesuíta foi aplaudido de pé pelos presentes.

Em sua última atividade na FAJE, o Pe. Arturo Sosa reuniu-se com a direção da instituição. Entre os presentes, estavam: Bruno Pettersen, coordenador do Departamento de Filosofia; Celso Messias de Oliveira, secretário geral; Rodrigo Ladeira, coordenador do Núcleo de Extensão; Marnen Almeida Carvalho, coordenador de Serviços e Manutenção; Dorian Gray Alves, secretária do Reitoria; Edna Lúcia Andrade, diretora administrativa; Vanda Lúcia Abreu, coordenadora da Biblioteca; e Graziela Cruz, coordenadora de Comunicação. Participaram também da reunião os padres Álvaro, Konings, Delmar, Mac Dowell, Smyda e, virtualmente, Geraldo Luiz De Mori, coordenador Central de Pós-Graduação e Pesquisa da FAJE, que se encontra em Paris (França). Participaram também da reunião, o provincial dos Jesuítas do Brasil, padre João Renato Eidt, o coordenadora da Equipe de Comunicação da Província do Brasil, padre Anselmo Dias, e o assistente regional da América Latina Meridional da Companhia de Jesus, padre Cláudio Paul.

No início da reunião, Pe. Álvaro apresentou a FAJE, abordando suas duas naturezas, uma eclesiástica e outra civil. O jesuíta citou ainda as contribuições da instituição na formação de lideranças cristãs segundo a fé ou os valores do Evangelho, assim como para uma docência e acompanhamento de estudos, pesquisa e extensão. Vale lembrar que a FAJE tem se destacado nas avaliações do MEC (Ministério da Educação), sempre com nota máxima, por demonstrar excelência em todos os quesitos exigidos nos exames.

O reitor citou ainda os desafios da FAJE, como: a revisão dos estudos de Filosofia e Teologia (pedidos, em 2014, pelo então Padre Geral da Companhia de Jesus, padre Adolfo Nicolás); a renovação do corpo docente; a expansão da Faculdade dentro de suas expertises; o plano de cargos e salários; o plano diretor do campus e as reformas urgentes.

Após a apresentação do reitor da FAJE, o padre Arturo Sosa levantou algumas questões – Como a Obra se sustenta?  Como a presença de estudantes estrangeiros tem contribuído para a instituição? –, que foram elucidadas pelos presentes. Ao final, o Padre Geral afirmou que se deve priorizar o Plano Diretor do Campus, para garantir o futuro da instituição. Após a reunião, o Superior Geral e os jesuítas dirigiram-se à residência dos professores para o almoço.

Na parte da tarde, o Superior Geral encontrou-se com o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, em sua residência oficial, no Palácio Cristo-Rei, em Belo Horizonte.

Às 16 horas, teve início o Fórum de Gestão Apostólica, momento importante para a Província dos Jesuítas do Brasil-BRA. O dia se encerrará com a Celebração Eucarística, em que serão proferidos os últimos votos do Pe. Agnaldo Júnior.

Fontes: comunicações da Província do Brasil-BRA e FAJE (Graziela Cruz).

Fotos: Graziela Cruz