Pe. Arturo Sosa encontra-se com jesuítas e Cardeal do Rio de Janeiro


Ontem (17), pela manhã, o Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, visitou as instalações do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ). A visita foi acompanhada por Pe. Luís Antônio Monnerat, reitor e diretor geral do Santo Inácio, Jorge Dau, diretor administrativo, Pe. João Renato Eidt, superior provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, superior da Plataforma Apostólica Leste e Pe. Cláudio Paul, assistente regional da América Latina Meridional da Companhia de Jesus.

Além de percorrer as dependências do centenário colégio, o Pe. Geral pôde conhecer o novo auditório, que ainda não foi inaugurado. Em seguida, o padre Arturo Sosa reuniu-se com a direção e as coordenações acadêmicas do Colégio.

Pela tarde, o Superior da Companhia de Jesus fez uma visita de cortesia ao Cardeal Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. Participaram do encontro os padres João Renato Eidt, Mieczyslaw Smyda e Cláudio Paul, além do padre Dionel Amaral, SJ.

Às 17 horas, o Pe. Geral encontrou-se com parte dos jesuítas da Plataforma Apostólica Leste. Estavam presentes os jesuítas do Rio de Janeiro (Residências Santo Inácio e Padre Leonel Franca), de Juiz de Fora (Residência dos Jesuítas) e de Anchieta (o Pe. Bruno Franguelli). Padre Arturo Sosa fez uma apresentação dos pontos centrais da 36ª Congregação Geral (36ª CG), que ressalta a importância da vida comunitária, de que os jesuítas devem ser companheiros numa missão de reconciliação e justiça, ou seja, mensageiros da esperança. “Servir a Cristo é servir ao seu ministério de reconciliação e justiça… é uma mensagem de esperança, neste mundo ferido…”, disse o Superior da Companhia de Jesus, em sua fala inicial. Ele também respondeu algumas perguntas dos jesuítas, que o questionaram sobre a estrutura da Companhia, a reestruturação das preferências apostólicas, entre outras questões.

Após o encontro com os jesuítas, Pe. Geral presidiu a eucaristia, concelebrada pelos padres João Renato e Mieczyslaw Smyda. Em seguida, todos se dirigiram para a residência Santo Inácio, onde aconteceu o jantar de confraternização, precedido de um aperitivo.