Unisinos organiza Feira Afro Cultural

Evento promoveu exposição de fotos e artesanato da cultura negra

O Centro de Cidadania – CCIAS, da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), promoveu uma Feira Afro Cultural, no dia 25 de setembro. O evento fez parte das atividades da Década Internacional dos Afrodescendentes, que teve início em 2015, e tem como tema Povos Afrodescendentes: desenvolvimento, reconhecimento e justiça.

Durante o encontro, foi abordada a importância de datas históricas para valorização da cultura negra. Além disso, a saúde da população afrodescendente também foi debatida. Apresentações artísticas, degustação culinária, exposição de fotos e artesanato (foto), oficinas de capoeira, música, turbante e trança marcaram o dia. Os projetos sociais Artecriando, Cidadania.com, Educas, Eu-Cidadão, Neabi, Paas, Pei, Pró-Maior, Tecnosociais e Vida com Arte fizeram parte dessa iniciativa de entrada gratuita e aberta à comunidade.

Segundo uma das organizadoras do evento, Cátia Pereira, o objetivo da feira é destacar as contribuições deixadas pelos afrodescendentes para a sociedade, com seus saberes e sua cultura. “Essa atividade, por meio da culinária, da poesia, do canto, da arte, enfim, da diversidade rica do povo negro, traz aos participantes uma pequena, ou notória, mudança de paradigmas”, destaca.

Fonte: Unisinos (RS)

Foto: Rodrigo W. Blum