Casa MAGIS Manaus promove atividade de sensibilização socioambiental

Participantes visitaram o Parque das Nascentes do Mindu

Com o tema Mindu: fonte de água, fonte de vida, a Casa MAGIS Manaus realizou, no dia 16 de setembro, uma atividade socioambiental no Parque das Nascentes do Mindu, situado no bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus (AM).

Durante a programação, os participantes realizaram visitas às famílias que residem nas proximidades do parque, levando informações sobre a preservação da nascente do Mindu. Além disso, tiveram a oportunidade de ouvir relatos de moradores do local. O evento reuniu mais de 25 jovens das Áreas Missionárias Santa Margarida de Cortona e João Paulo II, do setor Dom Luís, Paróquia de Guadalupe, do setor Parque Dez, Paróquia de Santo Antônio, do setor Avenida Brasil, além de jovens da Oca da Juventude e Pastoral da Juventude (PJ).

Lidiane de Aleluia Cristo, articuladora do eixo socioambiental da Casa MAGIS, destacou que a atividade faz parte do calendário da Casa e que é importante conscientizar a comunidade para o cuidado de um bem tão próximo: a nascente de um importante igarapé de Manaus. “A água é um bem, um bem comum, que pode acabar se não conservarmos de fato”, ressaltou Lidiane.

O igarapé do Mindu, um dos mais importantes da cidade de Manaus, atravessa a cidade da zona leste ao centro-sul. Ele possui várias nascentes e, com o intuito de preservar tanto sua extensão quanto suas fontes, foram criados os parques do Mindu e das Nascentes do Mindu.

Parque Municipal do Mindu

O Parque Municipal do Mindu, com 42,05 hectares de biodiversidade no coração de Manaus e a 15 minutos do centro, é uma das quatro Unidades de Conservação da cidade, vitrine das espécies de flora, fauna e outros elementos do ecossistema amazônico.

O Parque do Mindu foi criado a partir de um movimento popular em 1989, iniciado por moradores do bairro Parque Dez, como forma de proteger o habitat do Sauim-de-Manaus, primata que hoje é o mascote da cidade. Dentre os atrativos do Mindu, estão a biblioteca – com acervo de 2.000 livros – e as trilhas.

O objetivo do Parque é promover e desenvolver atividades ambientais e culturais com a finalidade de propiciar momentos de integração comunitária, permitindo despertar os moradores do entorno e os visitantes para questões socioambientais e culturais no que diz respeito à valorização do ambiente.

Parque Municipal das Nascentes do Mindu

O Parque Municipal Nascentes do Mindu, criado pelo Decreto n° 8351 de 17 de março de 2006, engloba uma área de 16 hectares na zona leste de Manaus. Foi criado com a finalidade de preservar a mata ciliar das nascentes do Igarapé do Mindu, bem como a biodiversidade do local, sendo, portanto, o início do Corredor Ecológico Urbano do Mindu.

Fonte: Casa MAGIS Manaus