Ordenação Diaconal e Últimos Votos acontecem em MG


No dia 24 de setembro, a comunidade do Colégio dos Jesuítas se reuniu para a Ordenação Diaconal de José Robson Silva Sousa e para os Últimos Votos do padre Sérgio Eduardo Mariucci, na Capela Santo Inácio, em Juiz de Fora (MG).

A celebração, presidida pelo arcebispo emérito da Arquidiocese de Juiz de Fora, dom Eurico dos Santos Veloso, contou com a presença do Provincial dos Jesuítas do Brasil – BRA, padre João Renato Eidt e de jesuítas de outras cidades.

Antes da celebração, dom Eurico destacou a alegria e a satisfação em participar desse momento especial no Colégio dos Jesuítas. “É muito importante, em qualquer época, participarmos de uma Ordenação, seja ela Episcopal, Presbiteral ou Diaconal, os três graus de participação no sacerdócio de Jesus Cristo, do qual todos os batizados já participam, pelo Batismo”, partilhou o arcebispo emérito, que está completando 55 anos de vida presbiteral, 30 anos como bispo e 85 anos de idade.

O padre João Renato também destacou o significado de cada um dos momentos para a Companhia de Jesus. “São dois eventos importantes envolvendo jesuítas que trabalham no Colégio. Para nós, os Últimos Votos significam a incorporação definitiva do jesuíta no Corpo Apostólico da Companhia de Jesus, depois de longos anos de formação e de trabalho. E a Ordenação Diaconal é um momento muito importante dentro do processo da vida religiosa e clerical. Depois de longos anos de estudos, é um tempo em que o jesuíta exerce o sentido da diaconia, que é o serviço, que é o trabalho, ajudando na Igreja de diferentes formas, em preparação para a ordenação sacerdotal”, ressaltou o Provincial dos Jesuítas do Brasil.

Os Votos Solenes, ou Últimos Votos, têm um significado bastante especial na caminhada de um jesuíta. “Após o Noviciado, fazemos os votos perpétuos. Depois de já ordenado e bem estabelecido na missão, a Companhia de Jesus avalia a trajetória do jesuíta e, com algumas informações, o Padre Geral escolhe aqueles que serão incorporados definitivamente na Ordem religiosa, professando os Últimos Votos, que incluem o voto especial de obediência ao Papa, característica da missão dos jesuítas”, partilha o diretor geral do Colégio dos Jesuítas, padre Sérgio Mariucci.

Há 12 anos na Companhia de Jesus, e trabalhando desde o segundo semestre de 2016 com os educadores e alunos do Ensino Médio Integral Vespertino do Colégio dos Jesuítas, José Robson ressaltou o sentimento de gratidão em relação à Ordem religiosa. “O sentimento sempre é de gratidão, pela confiança que a Companhia mostra neste momento, ao me dar as ordens do diaconato, a primeira das ordens, e por trabalhar no Colégio em uma missão que a Companhia me confiou, podendo aprender com os alunos, professores e a coordenação essa dimensão do serviço, própria da ordem dos diáconos”, partilha o jesuíta, que já se prepara para um novo passo na caminhada vocacional, a ordenação presbiteral.

Clique aqui e veja mais fotos!

Profissionais da A Voz Católica, WebTV da Arquidiocese de Juiz de Fora, registraram esse momento abençoado de oração, serenidade e agradecimento, em que, pela primeira vez, um diácono foi ordenado na Capela do Colégio. Assista ao vídeo:

  

Fonte: Colégio dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG)