Alunos do Colégio Catarinense são destaque em programa empreendedor

Miniempresa Xpreme ganhou o Prêmio Produto Oportunidade

Os alunos do Colégio Catarinense que integraram o Programa Miniempresa, da Junior Achievement, participaram da solenidade de formatura no dia 13 de setembro. Os estudantes representantes da Miniempresa Xpreme S.A/E receberam o Prêmio Produto Oportunidade, baseado na inovação, na preocupação com o meio ambiente e na aceitação do mercado. A Xpreme produz espremedores de tubos em geral, como cremes dentais, facilitando o uso dos produtos e gerando economia.

“Gostaríamos de agradecer a oportunidade de fazer parte desse projeto que nos proporcionou a participação no processo de criação e execução de uma empresa de verdade. Vamos levar todos os aprendizados para o resto da vida”, disse Larissa de Linhares Jacobsen, aluna de 2ª série do Ensino Médio e integrante da miniempresa, em seu discurso de encerramento das atividades.

Larissa lembrou que cada etapa, desde a escolha do produto até a produção, foi importante para que a equipe pudesse entender o trabalho por trás da criação e do funcionamento de uma empresa. “Se antes já admirávamos aqueles que tiveram a perseverança de abrir seu próprio negócio, agora mesmo é que elogiamos essas pessoas, pois não é uma tarefa nada fácil.” Ela conta que, por mais que o grupo de 20 alunos encontrasse obstáculos no meio do caminho como a falta de materiais, a união da equipe e a vontade de alcançar o sucesso fizeram a diferença

Neste ano, além das miniempresas da Grande Florianópolis (SC), a formatura reuniu miniempresas de Blumenau (SC) e Criciúma (SC). O empreendedor convidado foi o velejador olímpico, Bruno Fontes, que compartilhou sua experiência e exemplo com os achievers, alunos participantes do projeto.

Junior Achievement

O Colégio Catarinense e a Junior Achievement têm uma parceria de 15 anos que proporciona, anualmente, a troca de experiências e o desenvolvimento de lideranças por meio de vivências práticas na administração de uma miniempresa. A Junior Achievement é a mais antiga organização de educação prática em economia e negócios no mundo. É composta por empresas, executivos e voluntários que promovem ações durante todo o ano para transformar a vida de crianças e adolescentes. Em Santa Catarina desde de 1997, a Junior Achievement já reuniu 13 mil voluntários em 375 escolas/entidades de 58 cidades – trabalho que beneficiou aproximadamente 480 mil jovens no estado. Nos 123 países onde está presente, a Junior Achievement beneficia mais de 10,5 milhões de jovens ao ano.

Criada em 1919, essa organização social sem fins lucrativos tem como missão inspirar jovens a empreender, despertando o espírito empreendedor nos alunos do Ensino Fundamental, Médio e Universitário, de instituições públicas e particulares. A entidade é mantida e administrada por empresas privadas que garantem apoio com recursos financeiros e cedem voluntários para compartilharem suas experiências.

 

Fonte: Colégio Catarinense (Florianópolis/SC)