Exercícios Espirituais de Santo Inácio para universitários

Unicap e Programa MAGIS Brasil ofereceram um retiro para os alunos da instituição jesuíta

A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) e o Programa MAGIS Brasil ofereceram, no final de semana dos dias 16 e 17 de setembro, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola aos alunos da instituição jesuíta. O estudante de Engenharia João Lucas Sarmento ressaltou que “os Exercícios Espirituais me levaram a uma estrada de autoconhecimento, de profundidade, de intimidade e de reestruturação das prioridades da minha vida”.

Criado por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, os Exercícios Espirituais buscam, à luz do amor de Deus, ajudar o participante a olhar para a sua própria vida e, assim, encontrar a sua plenitude e a plena realização como ser humano.

Por meio de propostas de meditação e reflexão, os participantes puderam mergulhar no seu interior e refletir sobre a relação que têm consigo, com o outro e com o mundo em que vivemos. Mariana Valença disse que pôde “descobrir que Deus não é medo, vingança, castigo. Ele é amor e precisava redescobrir isso”.

Os Exercícios levam os participantes à reflexão sobre a relação entre criador e criatura e o dom da vida que nos é dado. Essa aventura humana e espiritual é narrada por Marilia Silva: “A experiência de ficar em silêncio me fez perceber as coisas nos seus mínimos detalhes. Desde o barulho dos pássaros até a voz de Deus soprando nos meus ouvidos”.

Em continuidade às várias iniciativas ligadas à Espiritualidade Inaciana que a Unicap já oferece por meio do Instituto Humanitas, os Exercícios Espirituais são sempre oferecidos a toda a comunidade acadêmica, principalmente aos alunos, visando assim a sua formação integral.

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)