Em memória de Pe. Fayos, Espaço MAGIS é inaugurado em Russas (CE)


Alegria e esperança foram os sentimentos presentes no coração das pessoas que participaram da celebração de inauguração do Espaço MAGIS Padre Fayos, em Russas (CE), no dia 17 de setembro. Localizada ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Comunidade Bom Sucesso, a casa passa a ser mais um ponto de serviço do Programa MAGIS Brasil para as juventudes.

Apresentações musicais de jovens da cidade marcaram a abertura oficial das atividades do Espaço. Logo depois, uma celebração eucarística foi presidida pelo padre Jonas Caprini, secretário nacional para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) e atual coordenador do Programa MAGIS Brasil, e concelebrada pelos padres Ademir Carvalho, vigário paroquial, Claudio Lorencini, superior da Plataforma Apostólica Nordeste I da Província BRA, e por outros jesuítas que fazem parte da coordenação da rede inaciana de juventude.

“Eles [jovens] se organizaram, nos solicitaram apoio, e, inspirados pela memória viva de nosso companheiro Pe. Fayos, protagonizaram todo o processo de elaboração e construção desta nova obra para as juventudes”

Pe. Jonas Caprini

“Vivemos uma experiência de intensa fraternidade, acolhida e motivação para a construção de uma sociedade mais justa no último dia 17, em Russas. Os jovens do MAGIS Padre Fayos transmitiram para nós, equipe de coordenação do Programa, um novo ânimo e motivação para seguirmos trabalhando em missão com as juventudes de nosso país”, partilhou padre Jonas, que destacou o processo de construção coletiva do novo Espaço. “Eles [jovens] se organizaram, nos solicitaram apoio, e, inspirados pela memória viva de nosso companheiro Pe. Fayos, protagonizaram todo o processo de elaboração e construção desta nova obra para as juventudes”, enfatizou o jesuíta.

O nascimento deste novo Espaço MAGIS no Ceará é, de fato, fruto da articulação, organização e protagonismo da juventude de Russas. Inspirados por experiências vividas junto ao Centro MAGIS Inaciano de Juventude (CIJ), jovens da Pastoral da Juventude (PJ) e da Comunidade Bom Sucesso se uniram para transformar o sonho em realidade. “Já possuíamos o desejo de ter um espaço de juventude aqui em nossa cidade, portanto, quando conhecemos o MAGIS a ideia de trabalhar para realizar essa vontade foi ficando mais forte”, conta Mônica Cordeiro, 23 anos, colaboradora do Espaço MAGIS Pe. Fayos. “Com o apoio dos jesuítas, em especial de padre Luiz Araújo Junior, desenvolvemos tudo: desde o marco referencial, passando pela reforma da casa, até a produção dos materiais de divulgação”, destacou a jovem.

Memória viva

O jesuíta espanhol José Andrés Fayos Lloret, popularmente conhecido como padre Fayos, foi a figura escolhida para dar nome ao mais novo Espaço MAGIS do Ceará. Mas, por quê? Segundo Angélica Gonçalves, 28 anos, que conheceu e conviveu com Fayos, a obra é, também, mais um dos frutos das sementes plantadas pelo espanhol. “Padre Fayos nos ensinou a lutar por uma sociedade mais justa, tendo Cristo como guia. A vida dele, que sempre esteve ao lado da juventude, ainda ressoa muito fortemente em nossos corações”, partilhou Angélica.

Padre Fayos faleceu em 5 de julho de 2017, aos 72 anos, em Fortaleza (CE). Sua vida sacerdotal foi marcada pela opção preferencial pelos pobres e pela simplicidade com que exercia seu ministério. Há mais de 10 anos, Fayos atuava como vigário paroquial e celebrava missas em Russas.

Quer saber mais sobre o Espaço MAGIS Padre Fayos? Acesse a fanpage da casa www.facebook.com/EspacoMagisPeFayos ou escreva um e-mail para empefayos@outlook.com.

Assista ao vídeo produzido pelo Programa MAGIS Brasil e confira como foi a inauguração:

Fonte: Programa MAGIS Brasil