Educadores reúnem-se para trocar experiências

Comunidade educativa do Colégio Loyola conversou sobre práticas inovadoras

Os membros da comunidade educativa de diversas áreas do Colégio Loyola se reuniram para trocar ideias, propostas de parceria, maneiras diferentes e mais dinâmicas de atuar para a qualificação da aprendizagem dos estudantes, no dia 30 de agosto.

Parte da equipe docente e não docente da escola participou, em maio deste ano, do Seminário Amplifica BH, organizado por educadores do Google Certified Innovators. O evento abordou a capacitação para a transformação da sala de aula e a gestão escolar com base em ferramentas digitais colaborativas, além da aplicação de práticas e ideias inovadoras por uma pedagogia de engajamento para o aprendizado.

No segundo momento, já dentro da escola, os participantes foram incentivados a convidar alguns colegas para replicar a experiência em uma atividade de brainstorming e debate, o +30 Amplifica Loyola. Além de destacar as melhores práticas inovadoras, eles também puderam identificar, de olho no futuro, aquilo que precisam aprender no presente para ajudar os alunos a alcançar os próprios objetivos.

De acordo com o professor de Linguagem e Pensamento Computacional, Fernando Soares, que participou dos dois momentos coletivos vinculados ao Amplifica, a experiência permite o contato não só com diversas ferramentas e metodologias, mas também com outras pessoas que têm interesse e experiências diferentes em inovação e tecnologia aplicadas à educação. “Só de haver a oportunidade de ampliar essa discussão, já temos um ganho importante. O grupo ampliado, com 30 pessoas, trouxe uma amostra mais representativa do Colégio e uma oportunidade para que possamos discutir nosso papel em uma sociedade cada vez mais tecnológica. Espero que o movimento continue e haja mais encontros e possibilidades de formação como essa”, comentou o participante.

Fonte: Colégio Loyola (Belo Horizonte/BH)