Alunos e ex-alunos do Colégio Antônio Vieira promovem ações solidárias

Grupo Peregrinos de Calça Jeans desenvolve atividades desde 2013

O grupo Peregrinos de Calça Jeans (PCJ), formado por alunos e ex-alunos do Colégio Antônio Vieira, vem desenvolvendo importantes atividades desde 2013, baseando sua atuação em três pilares: amizade, espiritualidade e ação social. Duas importantes iniciativas desses jovens, realizadas durante o mês de agosto, traduzem a missão do grupo.

A primeira delas foi o 4º Encontro para Novos Peregrinos (ENP), realizado nos dias 5 e 6 de agosto, na Casa de Retiro Sagrada Família de São Caetano, em Salvador (BA). Já a segunda envolveu uma visita à cidade de Alagoinhas (BA), no dia 27 de agosto, quando os jovens ajudaram no processo de construção de uma capela.

O Encontro Para Novos Peregrinos (ENP), realizado anualmente pelo PCJ, proporcionou uma experiência marcante para os alunos que se interessam em ingressar no grupo. “O ENP tem um diferencial muito importante e gratificante de incentivar os participantes a estarem sempre ajudando de alguma forma pessoas que precisam. O encontro vai além da reflexão sobre o nosso cotidiano, sendo também sobre ação e mudanças efetivas”, comentou a aluna e integrante do PCJ, Bruna Príncipe.

Em Alagoinhas, os integrantes do PCJ ajudaram na continuidade da construção de uma capela na Comunidade de Nova República. A ação voluntária proporcionou aos integrantes uma vivência mais prática da solidariedade. “Foi uma experiência muito importante para a espiritualidade de todos que participaram. Enfrentamos algumas dificuldades, mas fomos muito bem acolhidos pelos moradores do local. Isso nos incentivou bastante”, destacou o ex-aluno e integrante do PCJ, Gabriel Cavalcanti.

As duas experiências proporcionaram um aprendizado muito importante aos participantes. A aluna Priscila Alkmim, que integrou a ação em Alagoinhas, descreveu a experiência como algo único na sua trajetória no Vieira. “Foi um momento de muita gratidão. Poder conhecer a realidade daquelas pessoas e presenciar a determinação e fé delas fez com que eu me inspirasse bastante”, relatou. Para o ex-aluno, André Moura, o ENP 2017 serviu para consolidar ainda mais a atuação do PCJ. “Tivemos momentos muito marcantes de reflexão, principalmente voltado ao lado da espiritualidade. Foi algo tão proveitoso que decidi me juntar ao grupo”, finalizou ele.

Fonte: Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA)