Casa MAGIS Teresina promove Mês Socioambiental

Atividades se iniciaram com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação

No dia 1º de setembro, em Teresina (PI), a comunidade da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR) proporcionou um espaço de mística e espiritualidade inspirado pelo dia mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, data instituída pelo Papa Francisco há três anos. O evento também marcou a abertura das atividades da programação do Mês Socioambiental, organizado pela Casa MAGIS Teresina.

Oração, música, partilhas de vida e gestos concretos fizeram parte do itinerário de atividades realizadas durante a Tarde de Mística e Espiritualidade com temática socioambiental. Para simbolizar a esperança brotada a partir da oração, foi realizado o plantio comunitário de duas mudas de árvore: um pau-brasil e um ipê branco; juntamente com o pedido de graça que foi entoado internamente pelos participantes: “Deus, permita-nos regar, junto com as plantas, o coração e os sonhos de tantos jovens, adolescentes e professores para que não desanimem de lutar por uma sociedade mais justa, solidária e fraterna”.

Programação do Mês Socioambiental

O Mês Socioambiental pautará as atividades da Casa MAGIS Teresina no mês de setembro, além de estar articulado e integrado com os projetos ecológicos da ESAR. Vale destacar que a Escola Santo Afonso Rodriguez contará com uma equipe de colaboradores para responder, com ações concretas, o chamado de construção de uma sociedade que possa conviver em harmonia com a nossa Casa Comum.

A revitalização ‘ecoambiental’ do espaço físico da Casa MAGIS Teresina (25 a 29 de setembro), o Acampamento Planta Juventude (22 a 24 de setembro) e a Tarde de Espiritualidade (30 de setembro) serão as atividades promovidas durante o mês temático.

Acampamento Planta Juventude

Também integrado as atividades temáticas do Mês Socioambiental, o Acampamento Planta Juventude possui o objetivo de ajudar os jovens participantes a rezar e refletir sobre o nosso cuidado com a Criação e a sustentabilidade das relações de nosso cotidiano. Além de momentos de formação e oração, o evento oferecerá oficinas que poderão ser multiplicadas pela juventude em seus espaços de atuação de base. Clique aqui para saber mais sobre essa atividade.

 

Fonte: Casa MAGIS Teresina (PI)