Unisinos torna-se guardiã do acervo do escritor Luis Fernando Verissimo


Da esq. p/ dir., padre Marcelo e Verissimo assinam o Contrato de Comodato

No dia 12 de setembro, a Unisinos celebrou o recebimento da guarda do acervo do escritor, jornalista e músico Luis Fernando Verissimo. A solenidade aconteceu no Campus Unisinos Porto Alegre (RS) e contou com a presença do escritor gaúcho e de seus familiares.

Na ocasião, o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, e Luis Fernando Verissimo assinaram o Contrato de Comodato que torna a instituição responsável pela conservação, disponibilização e divulgação da obra do escritor para fins acadêmicos e culturais e para promoção da pesquisa. “Como dizem que falo pouco, vou cumprir isso”, brincou Verissimo. “Só gostaria de agradecer a honra de estar aqui e agradecer à Ana Guimarães, Maria da Glória, Lucia e Fernanda pelo apoio”, concluiu o escritor.

São 1.159 títulos de periódicos e 382 livros, como títulos do autor, antologias e edições estrangeiras. Troféus, publicações na imprensa, documentos audiovisuais, manuscritos, memorabilia, comprovantes de crítica, edição e adaptação, quadros, esculturas, entre outras homenagens recebidas pelo escritor também fazem parte do acervo. O patrimônio ficará disponível no Campus Unisinos Porto Alegre.

“Teu acervo é algo tão precioso que guarda a tua vida. Vida tão honrada que conseguiu um feito raro aqui no Brasil, que é viver de sua caneta”

Pe. Marcelo Fernandes de Aquino

“No acervo vemos o saxofonista, escritor, cidadão e escutamos teu silêncio, que muitas vezes é barulhento”, declarou padre Marcelo ao Verissimo. “Teu acervo é algo tão precioso que guarda a tua vida. Vida tão honrada que conseguiu um feito raro aqui no Brasil, que é viver de sua caneta”, concluiu o reitor.

A gerente administrativa da Biblioteca Unisinos, Luciana Curra, caracterizou a obra de Verissimo com ampla diversidade de atuação e rica em fonte de informação, “fico feliz e emocionada em estar aqui hoje e agradeço por ter confiado na Unisinos”, declarou.

Na oportunidade, a Unisinos inaugurou o Espaço Luis Fernando Verissimo, uma homenagem a um dos mais expressivos intelectuais gaúchos. O espaço foi idealizado para acolher eventos culturais, institucionais e acadêmicos da universidade e comunidade. O local fica no andar térreo da Torre Educacional.

Luis Fernando Verissimo é um escritor gaúcho conhecido por suas crônicas e contos de humor. Filho do escritor Érico Verissimo e de Mafalda Halfen Volpe, nasceu em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre. Em 1973, fez sua primeira publicação chamada O Popular, uma coletânea de textos bem humorados já publicados em jornais onde havia trabalhado. Verissimo já escreveu para diversos jornais e revistas do país. Em 1981, na Feira do Livro de Porto Alegre, lançou o livro de crônicas O Analista de Bagé, que se esgotou em dois dias. Atualmente, escreve para os jornais O Globo, Estadão e Zero Hora.

Fonte: Unisinos (Porto Alegre/RS)