Alunos do Colégio Catarinense apresentam soluções para municípios de SC


Depois de muita reflexão, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Catarinense concluíram a segunda fase do projeto Municípios Catarinenses. Os estudantes, que se dividiram em grupos para diagnosticar os problemas das cidades catarinenses de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, apresentaram o trabalho desenvolvido e deram verdadeiras lições de cidadania ao apontar as dificuldades, mas também apresentar as soluções para cada localidade.

O projeto se iniciou no primeiro trimestre, quando os alunos saíram a campo para colher informações e depoimentos. As equipes trabalharam quatro eixos principais: mobilidade urbana, aspectos culturais, questões ambientais e questões sociais. Os estudantes visitaram prefeituras e conversaram com políticos dos municípios, além de conhecerem instituições públicas e privadas. Nessa segunda etapa, o trabalho, com as propostas de soluções para os problemas que mais afetam a comunidade, foi apresentado pelas equipes para um grande público, no Colégio Catarinense, e seguiu critérios de avaliação.

Além da equipe diretiva da escola e dos professores, políticos dos municípios também estiveram presentes para refletir sobre os problemas e as possíveis soluções apontados pelos grupos. “Acompanhar o interesse do jovem pelo debate dos problemas que atingem nossas comunidades é ter a esperança de que podemos construir um país melhor”, disse a orientadora do Serviço de Orientação Pedagógica, Cláudia Maggioni. Segundo ela, buscar as soluções para os problemas encontrados faz o jovem participar da construção de sua própria história.

Fonte: Colégio Catarinense (Florianópolis/SC)